Mercado digital estratégico: 9 dicas de como ele pode te ajudar!

A pandemia surpreendeu a todos, e uma grande lição que muitos tiraram disso foi: mudanças acontecem a todo momento.

O confinamento, por exemplo, gerou novos hábitos em relação às compras e uso do mercado digital estratégico. O setor do e-commerce teve um crescimento de 75% em meio à pandemia, segundo o site Consumidor Moderno

Com isso, podemos dizer que o mercado digital está em alta e conquistando cada vez mais os consumidores exigentes que estão, diariamente, atrás dos melhores produtos e das melhores promoções.

Já as lojas físicas sofreram muito com isso, visto que nesse momento pandêmico, a segurança é o principal critério para a compra, além do custo-benefício e facilidade ao adquirir o produto.

Quer entender mais sobre o mercado digital estratégico e como ele pode ajudar a alavancar seu negócio? Confira a seguir!

Entenda o que é o mercado digital estratégico

Legenda: Em um cenário cada vez mais competitivo, o mercado digital estratégico permite que as empresas se destaquem da concorrência.

Alt text: Uma pessoa segurando uma medalha em tom lilás, simbolizando a excelência e o reconhecimento no mercado digital estratégico.

O mercado digital estratégico representa a vida e a presença online de muitos negócios na internet. É um compilado entre: mercado, marketing e empreendedorismo. 

Geralmente, lojas varejistas constroem o seu espaço físico, mas elaboram uma presença no meio digital. 

Essas lojas, por exemplo, aumentam o seu número de clientes quando lançam os produtos na internet, ou seja, no mercado digital.

Com um novo cenário global, o mercado digital vem se desenvolvendo sem muitos limites. As vendas online cresceram em 47% no primeiro semestre de 2021, sendo a maior alta do setor em 20 anos.

9 dicas para conquistar o mercado digital estratégico

São diversas as estratégias de vendas online, e quanto mais criativas e inovadoras, mais rápidas atingem e fidelizam o consumidor.

Para ajudar seu negócio, elencamos 10 dicas que podem te ajudar a alavancar suas vendas online dentro do mercado digital. Vamos lá?

1 – Conheça o seu público-alvo

Você conhece seu público-alvo? Peter Drucker, uns dos maiores líderes mundiais, disse uma frase que resume bem qual a importância de conhecer seu público-alvo:

“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”.

Isso significa que quanto mais audiência, maior será sua chance de vendas? Nem sempre. 

Para vendas online, é importante conhecer e valorizar os hábitos e as qualidades individuais de cada cliente.

2 – Garanta uma compra segura ao cliente

Se você apostar no e-commerce, seu site é a sua vitrine. Ao entrar em um site e ver ele cheio de bugs, o consumidor têm a mesma reação que teria se chegasse em uma loja física e ela estivesse caótica.

Um cenário caótico gera insegurança e, consequentemente, taxas de rejeição

Comprar online ainda é uma ação que deixa muitas pessoas inseguras, portanto, invista em driblar essas dificuldades.

Confira os links, veja se seu site está claro, com layout organizado e informações bem explicadas. Na página onde o cliente efetuará o cadastro do cartão, forneça informações sobre certificadoras de compra ou um selo de segurança

3 – Invista nas redes sociais

Ter apenas o site da loja ou um blog não é o suficiente para conquistar um lugar ao sol no mercado digital estratégico. A empresa tem que aparecer e garantir que suas páginas sejam efetivamente visitadas por potenciais consumidores.

Estar nas principais redes sociais atualmente como Instagram, Facebook e Youtube é estar envolvido com seu público e, também, acompanhar suas dores e prazeres. Isso vai te ajudar na produção de conteúdo para engajamento. 

Você pode explorar diversos formatos de conteúdo dentro das redes sociais, como vídeos para o IGTV, stories, reels, infográfico para o feed, entre outros. Utilize essa oportunidade para fortalecer sua comunidade.

4 – Aproveite datas e comemorações especiais

Há várias maneiras de surpreender o público, uma delas é através de dias especiais para disponibilizar novos produtos, ou fazer alguma oferta especial. 

Você pode usar os mais vendidos ou os com que o público mais se engaja. Mantenha a oferta disponível por poucos dias para ativar o gatilho mental da escassez.

5 – Tenha uma comunicação objetiva

Para quem busca alavancar as vendas e fidelizar os clientes, criar um site que se comunique de um jeito claro e objetivo é um ponto chave para obter melhores resultados.

Para isso, existem muitas técnicas de copywriting que vão te ajudar e são indispensáveis para o mercado digital estratégico. 

O copywriting são técnicas de escrita com foco comercial, para convencer o cliente a realizar uma ação. De forma prática, para melhorar a escrita e ajudar os clientes e tomarem decisões mais rápidas no site, você pode:

  • Usar títulos claros e objetivos;
  • Dividir o texto em parágrafos curtos, subtítulos, tópicos e frases curtas para deixar a leitura mais fluida e rápida;
  • Usar palavras mais simples.

6 – Responda as dúvidas dos clientes

Para fidelizar seus clientes, você tem que saber estar disponível para eles. 

Se o seu cliente ficar com uma dúvida e não conseguir uma resposta rápida da sua empresa, pode ter certeza que em poucos segundos ele buscará a solução na concorrência. 

Um fator negativo do mercado digital é a ampla concorrência e, acredite, existem muitos e-commerces por aí investindo pesado na boa relação com o cliente, portanto, procure fazer o mesmo.  

7 – Formas de Pagamento

O consumidor resolveu comprar seu produto, mas só tinha um formato de pagamento com o qual ele não trabalhava. Ele desiste da compra e você perdeu uma venda e um futuro cliente. Cenário ruim, né? 

Formas de pagamento no mercado digital precisa acontecer igual no mundo físico: boletos; cartões de crédito; cartões de débito; pix; transferência bancária; internet bank. 

Otimizar a experiência do cliente é oferecer formas acessíveis para que ele consiga consumir com você.

8 – Trabalhe com o pós-venda

Desenvolver estratégias para o pós-venda também garante a sua presença no mercado digital de qualidade.

Este é o seu momento para cativar mais ainda o seu cliente. E como fazer isso? 

E-mail marketing

Você pode enviar um e-mail agradecendo a compra; um e-mail de mala direta com produtos relacionados; e e-mails lembrando o cliente de avaliar ou dar um feedback sobre a compra, caso ele não faça logo depois de efetuar a compra.

Prova social

Crie uma seção de feedbacks no seu site, ou coloque um destaque nas redes sociais com a avaliação do público sobre seus produtos; dessa maneira, os futuros clientes vão sentir confiança no seu trabalho.

9 – Busque qualificação

Empreender no mercado digital é estar sempre atento às tendências e crescimentos do momento, então, busque se aperfeiçoar com quem é referência em vendas online e em marketing digital.

Acompanhe especialistas que entregam resultados. Por aqui, estamos sempre produzindo conteúdo de valor, com dicas e estratégias que aplicamos e que temos certeza dos resultados. Está com receio de investir em alguma estratégia de marketing? Consulte a Karis para ter certeza que será uma tática boa!

Esse conteúdo valeu a pena para você?

Compartilhe no botão abaixo e nos ajude a atingir mais empresários como você:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Categorias

Posts Mais Recentes

Posts Mais Vistos

Tags

Preencha o formulário a baixo: