Tudo sobre Marketing de Performance e como aplicá-lo no seu negócio para ter resultado

Dardo em um alvo preto e branco, representando a possibilidade de atingir resultados em vendas com o Marketing de Performance

Empresário, você realiza o acompanhamento recorrente dos números do seu Marketing? Ou, melhor, você entende esses dados? 

Não?! Então saiba que você está jogando dinheiro direto no lixo.

E eu não estou exagerando, tá? Esse Marketing sem a metrificação de resultados está usando um budget que deveria estar sendo investido em ações mais estratégicas, focadas em trazer resultados reais.

Mas antes de se desesperar, o seu próximo passo deve ser entender como o Marketing de Performance funciona e qual a importância dessa atividade para o crescimento do seu business.

É isso que vamos abordar neste artigo! Nas próximas seções eu vou trazer para você:

  • O que é Marketing de Performance, na prática
  • Benefícios do Marketing de Performance
  • Métricas fundamentais para o Marketing de Performance da sua empresa
  • Como aplicar o Marketing de Performance na sua empresa para trazer mais resultados em vendas

O que é Marketing de Performance, na prática

Você provavelmente conhece o Marketing como uma área focada em publicar nas redes sociais e conseguir novos seguidores, mas essa é apenas a pontinha do iceberg!

Visão completa de um iceberg. A parte superior está descolorida, enquanto a parte submersa possui uma cor rosa vibrante, representando as oportunidades do Marketing de Performance.
O Marketing de Performance é uma área que pode ser muito explorada pelo seu negócio e proporcionar um aumento de vendas significativo.

O Marketing possui muitas ramificações e cada uma tem um enorme potencial de fazer o seu negócio deslanchar. Porém, é fundamental que você saiba aproveitar as áreas dessa grande ciência ao seu favor, para conseguir gerar resultados extraordinários em vendas.

E uma estratégia que não pode faltar na sua empresa é o Marketing de Performance

Quando falamos de performance, nesse contexto, estamos tratando diretamente do desempenho das suas ações no digital. É preciso analisar de perto cada métrica, valores investidos e resultados obtidos. Essas informações são OURO para as tomadas de decisão da sua empresa!

Será que o investimento que você está fazendo nas mídias digitais da sua empresa está, de fato, trazendo retorno? É o Marketing de Performance que vai possibilitar a realização dessa análise.

A partir dessas informações, é possível focar os esforços em estratégias que proporcionam a geração de oportunidades qualificadas de vendas.

DICA!

Nenhuma decisão na sua empresa deve ser tomada com base em “feeling” ou “achômetro”. Se você deseja mudar a situação atual do seu negócio, comece a dar a devida importância ao Marketing de Performance.

Qual é a importância do Marketing de Performance?

O mercado, hoje, está repleto de profissionais que demonstram uma falta de competência quando se trata de Marketing. Essas pessoas acreditam que o papel da presença digital é apenas conseguir mais seguidores, curtidas e visualizações. 

No mundo do Marketing nós chamamos isso de métricas de vaidade, que não podem ser utilizadas como base para quem deseja resultado em vendas.

Existem dezenas de métricas que o Marketing (de verdade) abrange. Esses parâmetros são chamados de Key Performance Indicators (KPIs). São esses indicadores que devem basear as análises do time de Marketing de Performance.

MÉTRICAS FUNDAMENTAIS PARA O MARKETING DE PERFORMANCE DA SUA EMPRESA.

Tabela que mostra as principais métricas do Marketing de Performance: Taxa de conversão, CPA, ROI, Taxa de abertura, ROAS, CTR
 Essas são apenas algumas das métricas mais importantes para o Marketing de Performance do seu business.

Pode assustar um pouco, mas o papel do Marketing de Performance é realizar a análise dessas métricas e apresentar os dados para você de forma simplificada, garantindo que os resultados estão de acordo com os objetivos da empresa.

Dessa forma, é possível trabalhar em uma estratégia mais assertiva focada em conversão de vendas.

Benefícios do Marketing de Performance

Se você já está animado com a possibilidade de geração de resultados, espera só até descobrir as outras vantagens do Marketing de Performance (agora você vai entender porque o seu negócio não vai pra frente sem essa área):

Baixo risco

Você está pensando que vai ser preciso realizar altos investimentos em mídias digitais para ter qualquer retorno em vendas? 

Não! Com o Marketing de Performance é possível alocar os seus recursos conforme as necessidades estratégicas. Dessa forma, você terá um retorno sobre o investimento (ROI) muito maior, sem comprometer o seu budget.

Acompanhamento em tempo real

Existem diversos recursos disponíveis na internet para realizar análises das métricas, o que facilita o acompanhamento em tempo real do desempenho das campanhas.

Algumas dessas plataformas são: Google Analytics, Meta Business Suite e Power BI
Na Karis nós utilizamos o Reportei como ferramenta para geração de relatórios e monitoramento dos resultados dos nossos clientes, tanto em tráfego pago como no orgânico.

Exemplo de visualização de dados gerado pelo Reportei, demonstrando o tipo de relatório que os nossos clientes recebem a cada reunião de acompanhamento.
Todos os clientes da Karis têm acesso a relatórios detalhados, como esse. São dezenas de métricas analisadas e “decupadas” para melhor compreensão.

CURIOSIDADE! 

Além de resultados mensuráveis, a Karis também preza por transparência! É por isso que todos os nossos clientes tem a suas próprias contas em todas as ferramentas que utilizamos! 

Dessa forma eles podem acompanhar tudo de perto (desde os investimentos até os potenciais clientes). E, caso eles desejem seguir sem a Karis no futuro, eles terão acesso a TODA a inteligência de campanhas gerada para a empresa!

Mudanças ágeis 

Essa análise em tempo real também permite que o time consiga identificar problemas e agir rapidamente para corrigir erros ou otimizar as campanhas. 

É importante você saber que a flexibilidade é uma das palavras-chave do Marketing de Performance. Essa característica é fundamental para a implementação de ações preventivas também, podendo ser realizados pequenos ajustes durante a campanha.

Todos esses benefícios, juntos, refletem diretamente em:

Geração de potenciais clientes qualificadosAlcance de novos públicosResultado palpávelRastreabilidadeROI alto

Agora que você entendeu quais são os benefícios para o seu negócio, ainda falta você saber COMO implementar isso, certo?! Então, vamos lá!

Como aplicar o Marketing de Performance na sua empresa para trazer mais resultados em vendas

Que tal começar pelo começo? Elaborei um passo a passo para que você entenda direitinho por onde começar a utilizar o Marketing de Performance na sua empresa:

PASSO 1: PLANEJE E ESTABELEÇA UM OBJETIVO

As mídias sociais são um mar de oportunidades, e às vezes nós queremos agarrar todas. Isso não é possível (e nem sábio). Sem o foco em um objetivo específico, o seu negócio não vai acabar chegando a lugar nenhum.

Por isso, antes de tudo, a sua empresa precisa de uma meta para que o time de performance consiga trabalhar com 100% do potencial.

Nessa etapa você precisa responder a algumas perguntinhas básicas:

  • Qual é o propósito da sua campanha?
  • Qual resultado você espera?

A partir disso, o time consegue definir quais as métricas que serão acompanhadas.

PASSO 2: MEIOS DE DIVULGAÇÃO E INVESTIMENTO

A partir de uma análise do público-alvo da campanha, é possível definir quais vão ser os canais de divulgação. Isso pode incluir canais como redes sociais, pesquisa paga (Google Ads), e-mail marketing, entre outros.

Depois disso, é preciso definir o orçamento disponível para cada canal. Se você não sabe quanto deve ser investido em campanhas, não se preocupe! O time de performance te ajuda a estabelecer essa base.

PASSO 3: MONITORAMENTO

Após as fases anteriores, a estruturação das campanhas e o lançamento, é hora de fazer o que o time de Marketing de Performance faz de melhor: Monitorar, analisar e otimizar!

Essa é a especialidade do Marketing de Performance.

Resumindo…

Percebeu a importância do Marketing de Performance para a sua empresa?

Tudo o que não é medido não pode ser mudado!

Se você está investindo em algo que não está sendo constantemente monitorado e aprimorado, você está jogando dinheiro pelo ralo.


Esse conteúdo foi útil de alguma forma?!

Compartilhe nas redes sociais e nos conte a sua opinião:

Esse conteúdo valeu a pena para você?

Compartilhe no botão abaixo e nos ajude a atingir mais empresários como você:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Categorias

Posts Mais Recentes

Posts Mais Vistos

Tags

Preencha o formulário a baixo: