O que é tráfego pago e como ele pode aumentar seu faturamento

Interessado em promover sua marca digitalmente? Investir em anúncios é a maneira mais tradicional de impulsionar seu negócio, aumentar sua visibilidade e conquistar novas vendas.

Embora criar um anúncio ou uma campanha publicitária possa parecer simples à primeira vista, sem uma execução adequada e monitoramento constante, pode resultar em desperdício financeiro para sua empresa. 

Portanto, entender o que é tráfego pago é essencial para o sucesso do seu negócio. Acompanhe a leitura!

O que é tráfego pago?

Quando se fala em “tráfego pago”, isso se refere ao movimento dos anúncios que são produzidos e depois patrocinados. 

Analogamente ao marketing tradicional, onde se paga por espaços publicitários em mídias como rádio, televisão, jornais e revistas, no ambiente digital, paga-se para impulsionar a visibilidade do seu produto ou serviço.

Entretanto, apenas pagar por um anúncio não é suficiente. É necessário compreender como funcionam as ferramentas de publicidade.

Muitos empreendedores acabam perdendo dinheiro com tráfego pago por não compreenderem essas nuances ou por não definirem uma estratégia publicitária eficaz e envolvente.

Para que o tráfego pago seja eficaz, é essencial que esteja integrado a outras estratégias. Veja a seguir:

Tráfego orgânico 

Quando sua página gera visitas e novos leads sem a necessidade de patrocinar anúncios, ou realiza vendas sem impulsionar produtos, isso é o que chamamos de tráfego orgânico. 

O tráfego orgânico requer muito trabalho, mais do que o tráfego pago. Envolve a criação de conteúdo de qualidade, análise e aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), estratégias de vendas, exposição do produto e atenção ao cliente, visando conquistar um crescimento orgânico e humanizado.

Tráfego de referência

O tráfego de referência ou tráfego referencial representa as visitas que chegam até você depois de encontrar a sua página, anúncio ou post em outro site.

Para funcionar, é bastante simples: você estabelece algumas parcerias com outros blogs ou sites para fazer uma ou duas publicações naquele espaço, mas direcionando o leitor para o site autoral.

Digamos que você seja um nutricionista e está construindo o seu tráfego orgânico, você pode oferecer um texto autoral seu para outros blogs de saúde ou culinária.

Em outras palavras, o tráfego de referência condiz com as vezes que o seu site ou anúncio é citado em outra página e, consequentemente, as visitas e leads da página parceira vão te conhecer e te acessar. 

Tráfego direto

O tráfego direto acontece quando o usuário já conhece a URL do seu site e faz essa busca diretamente na barra de pesquisa do Google ou Bing.

O tráfego direto pode ser potencializado quando fecha parceria com atividades presenciais ou virtuais como, por exemplo: palestras, workshops e conferências, em que você pode disponibilizar o seu website em um panfleto ou cartão. 

O usuário interessado pode conhecer mais profundamente a sua atividade acessando o site e, como ele pegou o seu cartão ou panfleto, fará isso de maneira direta. 

É um estilo de tráfego muito específico para quem costuma expor o produto em feiras, ou fazer venda de serviços, como coaching e consultorias no geral.

Tráfego social

O tráfego social chega até você por meio das redes sociais, por exemplo, uma página no LinkedIn, Instagram ou Twitter podem gerar “movimento e circulação” para o seu site.

É justamente por essa construção de visitas e visibilidade que o uso das redes sociais é indispensável para uma estratégia de marketing digital

Para empresas que ainda não possuem um website e precisam sobreviver através das vendas nas redes, o tráfego social é indispensável e precisa acontecer dentro das redes, por exemplo, um link que direcione o usuário para uma conta de WhatsApp ou para um catálogo online. 

Qual é a principal vantagem do tráfego pago?

O principal objetivo estratégico do tráfego pago é no aumento de circulação dentro da sua página. 

A internet é um verdadeiro “oceano aberto”, repleto de informações e situações, portanto, ser “encontrado” é uma verdadeira dádiva. 

Apesar de parecer difícil, o principal objetivo e vantagem do tráfego pago é altamente simples e eficiente. O movimento de um site pode contribuir para a consolidação de uma marca, construção de presença positiva além, é claro, das vendas.

Outro objetivo do tráfego pago é fortalecer e impulsionar os demais tipos de tráfego, especialmente o orgânico. 

Nesse sentido, o tráfego pago ajuda a impulsionar sua página e produto para uma circulação e movimento natural, o que resulta em um investimento esporádico com retornos consistentes ao longo do ano. 

Esse impulso inicial proporcionado pelo tráfego pago pode ajudar a estabelecer uma base sólida para o crescimento orgânico contínuo, garantindo assim um bom retorno sobre o investimento a longo prazo.

Conheça o Gestor de Tráfego

Legenda: Tráfego pago é mais do que apenas aumentar o número de visitantes em um site — é sobre atrair o público certo para alcançar objetivos específicos de negócios.

Alt text: Imagem vista de cima de uma pessoa utilizando um notebook, analisando métricas demonstrando o que é tráfego pago e sua importância no contexto do marketing digital.

Um gestor de tráfego é o profissional especializado no gerenciamento e resultados dos tráfegos.

Geralmente um gestor de tráfego já domina conhecimentos básicos ou avançados de Google Ads, Google Analytics, SEO e outras ferramentas que trabalham com palavras-chave.

Além do mais, o gestor de tráfego é responsável por patrocinar o anúncio pago ou orgânico, acompanhá-lo durante o período ativo e produzir relatórios de crescimento.

Entenda como a consultoria de marketing pode te ajudar

E o melhor é que você pode encontrar uma equipe preparada que vai te ajudar a alcançar bons resultados com o tráfego pago!

Uma consultoria de marketing como a da Karis, por exemplo (que conta com uma agência interna), pode levantar informações, traçar metas, criar e executar sua campanha de anúncios.

Aqui na Karis você encontra uma metodologia diferenciada, ou seja, uma parceria efetiva e afetiva para fazer o seu negócio decolar. 

Diferente de algumas agências digitais, a nossa empresa procura ficar sempre em diálogo com o empreendedor para conhecer a cultura da empresa e assim, ter como ajudar de fato.

Envio de relatórios

Os anúncios pagos precisam ter um período de vigência específico e, durante esse tempo ativo, o gestor precisa coletar dados e compará-los com campanhas anteriores. 

Sem essas medidas, torna-se impossível monitorar o progresso e determinar os próximos passos para a estratégia de marketing e vendas.

Embora seja gratificante ver dinheiro entrando, é essencial entender o motivo desse sucesso. 

Isso permite otimizar e garantir um crescimento contínuo das receitas. Nossa consultoria está aqui para ajudá-lo a compreender cada detalhe do desenvolvimento e tomar decisões informadas para o sucesso do seu negócio!

Realização de testes

Nossa equipe conduz uma variedade de testes e implementa campanhas pagas meticulosamente estruturadas para alcançar excelentes resultados. 

Esses testes são fundamentais para descobrir o caminho ideal e fornecer insights valiosos sobre o comportamento do usuário.

O melhor de tudo é que você pode dedicar seu tempo a outras áreas da sua empresa, pois nossa equipe cuida de todo o planejamento, execução e monitoramento das campanhas. 

Investir em uma consultoria de marketing para cuidar da sua presença digital é uma decisão bem pensada, pois permite que você confie no conhecimento e na experiência de profissionais dedicados ao sucesso do seu negócio.Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! E não esqueça, para receber mais conteúdos como este, acompanhe o nosso blog e venha seguir a gente no Instagram e LinkedIn.

Esse conteúdo valeu a pena para você?

Compartilhe no botão abaixo e nos ajude a atingir mais empresários como você:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Categorias

Posts Mais Recentes

Posts Mais Vistos

Tags

Preencha o formulário a baixo: