Marketing 360º: Potencialize o seu negócio

A sua empresa tem problemas para se destacar no meio da multidão e isso está fazendo com que você não consiga alavancar as suas vendas?

Existem muitos “causadores” desse fenômeno. Um deles é a falta de visibilidade sobre a importância da presença digital da sua empresa. E eu não estou falando aqui somente de Instagram e Facebook. 

Seu cliente ideal pode estar em qualquer lugar na internet. Para que você consiga alcançá-lo onde quer que ele esteja, nós trabalhamos com uma estratégia chamada Marketing 360º.

No texto de hoje, eu vou trazer para você:

  • O que é Marketing 360º?
  • Benefícios do Marketing 360° para a sua empresa
  • Como implementar o Marketing 360° na sua empresa?
  • Quem pode implementar o Marketing 360° na sua empresa?

O que é Marketing 360º?

O nome Marketing 360º sugere uma definição bem clichê sobre sua empresa estar em todo lugar ao mesmo tempo, mas não é bem assim. É muito, muito além disso.

O Marketing 360º é uma estratégia que foca em encantar, captar e fidelizar clientes, não somente vender de fato. Por isso uma jornada do cliente otimizada e coerente tem um papel fundamental nesse processo, para que sua empresa consiga ter um grande retorno em vendas. 

Para tornar esse objetivo tangível, existem algumas áreas bem abrangentes que oferecem tudo o que você precisa para dominar o mercado digital e conseguir captar mais oportunidades de negócio qualificadas.

Mas é importante que você entenda uma coisinha antes de nos aprofundarmos mais nos detalhes de cada área: 

IMPORTANTE

O Marketing 360° não representa essas diversas áreas caminhando sozinhas… Muito pelo contrário! As áreas trabalham em conjunto paralelamente, utilizando uma comunicação integrada entre cada uma delas.

Vem entender mais:

Redes Sociais

Para que a estratégia do Marketing 360º esteja realmente completa, não podemos deixar de lado a importância das redes sociais. Plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, etc. são recursos para criar um relacionamento e interagir com o seu público.

Essas mídias são fundamentais para aumentar a visibilidade do seu negócio a partir da definição dos objetivos, planejamento de criação de conteúdo e do gerenciamento e análise de certas métricas (além de investimentos em anúncios, claro).

Marketing de Conteúdo

Esta área está diretamente relacionada com a área de redes sociais. O intuito aqui é identificar tópicos relevantes, entender as necessidades da sua persona e planejar um calendário de conteúdo focado em impactar essas pessoas.

Os conteúdos produzidos podem ser veiculados por meio de diversos canais e ter as mais variadas estruturas, como blog, vídeos, infográficos e e-books.

Analytics

A área de Analytics, no Marketing 360º, planeja estabelecer indicadores-chave de desempenho (KPIs) que alinhem com os objetivos de marketing da sua empresa.

Para realizar essas atividades, geralmente utilizamos ferramentas, como Google Analytics, para rastrear e coletar dados sobre o comportamento dos usuários, para podermos direcionar os esforços de forma mais assertiva.

Dessa forma atingimos quem realmente quer ter algum tipo de relacionamento com a sua marca.

Mídia Paga

O tráfego pago é responsável por anúncios veiculados no Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, entre outros. E não, não é “apenas impulsionar” um post no Instagram. 

A mídia paga é praticamente uma ciência que requer muito conhecimento sobre a utilização de correta de técnicas de segmentação para garantir que os anúncios alcancem o público-alvo certo.

Além disso, uma etapa fundamental desta área é o acompanhamento em tempo real do desempenho dos anúncios, para ser possível fazer ajustes quando necessário e otimizar os resultados.

SEO

SEO é uma sigla em inglês para Otimização para Mecanismos de Busca, ou seja, ajustar elementos do seu site (como títulos, meta descrições, conteúdo e URLs) para melhorar a visibilidade nos buscadores, tipo o Google.

Esta área do Marketing 360º envolve tanto a escrita do conteúdo, quanto o planejamento estratégico e webdesign.

Automações de Marketing

Os fluxos de e-mail, seja nutrição, automação de marketing ou campanhas sazonais, são fundamentais criar estratégias de Inbound Marketing e estabelecer um relacionamento duradouro com os seus clientes e possíveis clientes.

Na verdade, as automações de marketing são um universo de possibilidades para engajar com o seu cliente ideal, utilizando o e-mail.

Algumas das opções são:

  • E-mails promocionais;
  • E-mails de recuperação de carrinho (principalmente para e-commerces);
  • Utilizar segmentações de e-mails específicas para focar em uma determinada característica dos seus clientes.

Planejamento

Por último, mas não menos importante, a área do Marketing 360º que está focada no mapeamento da jornada do seu cliente. Ou seja, a criação de estratégias específicas para o caminho que a pessoa percorrerá desde a conscientização até a finalização da compra.

Aprendizado e descobertaReconhecimento do problemaConsideração da soluçãoDecisão de compraRetenção

As etapas dessa jornada estão diretamente ligadas com as fases do funil de vendas

Agora você entendeu o que eu quis dizer com “essas áreas caminham juntas, mas paralelamente”? Cada engrenagem que faz a estrutura do Marketing 360º girar não consegue funcionar sozinha.

Masssss, vamos partir para o tópico que você provavelmente está mais ansioso para descobrir! Descubra quais são as vantagens dessa estratégia para o seu business:

Benefícios do Marketing 360° para a sua empresa

Como já citei anteriormente, as áreas do Marketing 360º estão integradas entre si. Essa conexão garante que todos os canais de comunicação, marketing e vendas trabalhem juntos de forma coesa, criando uma experiência única, espetacular e impactante para o seu cliente.

Calma, vamos deixar ainda mais claro para você!

Abordagem holística

Um dos maiores benefícios do Marketing 360º é a consistência da mensagem transmitida por meio de todos os canais de comunicação.

Uma mensagem consistente ao longo de todo o funil de vendas garante que os clientes recebam informações claras e coerentes, independentemente do ponto de contato

Ou seja, quando esses canais “falam a mesma língua”, a sua empresa:

  • aumenta a credibilidade;
  • facilita a identificação do cliente com a marca;
  • aumenta a probabilidade de conversão.

Otimização contínua

Como o Marketing 360º é uma estratégia que envolve diversos canais, isso permite a coleta e análise de dados para geração de insights valiosos sobre o comportamento do consumidor. Dessa forma, é possível fazer ajustes e otimizações contínuas nas campanhas de marketing.

O cliente vira fã da marca

Estou batendo na mesma tecla, falando de integração e conexão, mas essa é a essência do Marketing 360º. Essa característica cria uma experiência de marca envolvente e imersiva. 

Quando os clientes têm interações positivas e consistentes com a sua marca, eles são mais propensos a desenvolver uma conexão emocional e a se tornarem fãs.

Expansão, crescimento e adaptação da empresa no mercado

O alinhamento de todas as estratégias de marketing da sua empresa com os seus objetivos de negócios permite um crescimento sustentável. 

Além disso, a abordagem integrada (repetindo mais uma vez, pois nunca é demais) permite a constante análise e otimização das estratégias de marketing, colaborando com a geração de novas oportunidades de vendas e expansão da base de clientes.

Agora que você já sabe o tamanho do impacto que uma estratégia como essa pode ter na sua empresa, vou te mostrar como você pode implementar o Marketing 360º.

Como implementar o Marketing 360° na sua empresa?

Para facilitar ainda mais fácil, separei um passo a passo para que você consiga entender cada etapa com clareza.

  1. Definição de objetivos

Estabeleça metas claras e mensuráveis para a sua estratégia de marketing. 

Para isso, sugerimos que você utilize o método SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais) para definir objetivos que sejam claros e realizáveis de acordo com a realidade da sua empresa no momento.

  1. Análise do público-alvo

Entenda quem são seus clientes e quais as dores e desejos dessas pessoas. A melhor forma de fazer isso é realizando pesquisas de mercado focadas em identificar as características demográficas, psicográficas e comportamentais do seu público-alvo.

Mais detalhadamente: crie uma persona detalhadas que representem seus clientes ideais. Isso é fundamental e vai facilitar muito as produções de conteúdo no futuro.

  1. Mapeamento da jornada do cliente

A jornada do cliente tem uma área específica dentro do Marketing 360º, para você ver a importância desta etapa para o desempenho geral da estratégia. 

Bom, o que deve ser feito aqui é identificar e documentar todas as etapas que o seu cliente percorre desde a descoberta da sua empresa até a compra.

  1. Desenvolvimento da estratégia de conteúdo

Crie um plano de conteúdo que faça sentido para o seu público e guie essas pessoas ao longo da jornada do cliente.

Planeje um calendário editorial pensando nos mais diversos canais e inclua a criação e publicação de conteúdo relevante e valioso, como blogposts, vídeos, infográficos e e-books.

  1. SEO

Utilize ferramentas como Semrush e Ubbersuggest para identificar palavras-chave relevantes que seu cliente em potencial está buscando.

Após essa identificação você pode otimizar o conteúdo do seu site para melhorar a visibilidade da sua página nos motores de busca.

  1. Campanhas patrocinadas

Para que os seus anúncios cumpram os objetivos estratégicos, você precisa segmentar os públicos para alcançar aquelas pessoas que são mais próximas da persona que você criou na etapa 2.

CUIDADO

Os anúncios pagos são um pouco complexos de entender e realizar as veiculações. Se você deseja investir em tráfego pago, busque alguém especializado para cuidar de tudo para você.

  1. E-mail marketing

Mantenha o contato com os seus clientes por meio de campanhas de e-mail. Separei algumas etapas fundamentais para deixar o passo a passo ainda mais completo:

Criação de listas de e-mail: 

Construa e segmente listas de e-mail com base no comportamento e interesses dos seus clientes e dos clientes em potencial.

Automação de e-mails:

Configure fluxos de automação para enviar e-mails personalizados e relevantes em momentos estratégicos da jornada do cliente.

Análise de desempenho: 

Monitore métricas como taxas de abertura, cliques e conversões para ajustar e otimizar suas campanhas de e-mail.

  1. Análise, monitoramento e otimização das estratégias

Investiu em anúncios pagos? Colocou as estratégias e e-mail e redes sociais para rodar? Ótimo!

Mas não para por aí, ok?

Além da criação de tudo, também é preciso monitorar, analisar e otimizar todas as atividades. Então, você deve incluir no seu checklist uma tarefa para avaliar o desempenho de suas campanhas e fazer ajustes contínuos para melhorar os resultados.

Quem pode implementar o Marketing 360° na sua empresa?

Ficou um pouco assustado com o número de tarefas que o Marketing 360º engloba? Para colocar tudo em prática seriam necessários diversos profissionais, como uma Agência de Marketing Digital, Consultor de Marketing, Especialistas em SEO, Profissionais de Conteúdo, Especialistas em Automação de Marketing, etc.

Agora, imagina terceirizar tudo para empresas diferentes… Dificilmente eles estariam na mesma página e “falariam a mesma língua”. A essência da integração de cada etapa seria completamente perdida!

É por isso que aqui na Karis nós oferecemos um serviço para que você não precise passar por esse problema. Nenhuma outra empresa faz o que a gente faz e integra todas essas áreas em um único lugar.

Nosso time é composto de profissionais altamente qualificados que atuam como se fosse o seu time interno de marketing, passando por cada uma das etapas do Marketing 360º

E eu posso afirmar com toda certeza de que nós não somos qualquer agência. Somos uma Consultoria de Marketing Digital Estratégico, pronta para elevar a sua empresa a outro patamar.

Podemos provar isso com dados: 623% de aumento em oportunidades de negócio qualificadas para um cliente que passou por todas as etapas que listamos ao longo deste artigo. Toda a estratégia foi integrada para chegar nesse resultado espetacular.

E a sua empresa também pode!


Quer alavancar o seu negócio e ter acesso a todos esses serviços listados? Entre em contato agora:

Esse conteúdo valeu a pena para você?

Compartilhe no botão abaixo e nos ajude a atingir mais empresários como você:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Preencha o formulário abaixo: