Quer que a sua marca se destaque no mercado? Então, invista em Branding!
Entenda a importância de uma construção de marca completa e os 5 recursos principais para utilizar nesse processo.
O sonho de toda empresa é ter uma marca tão forte que apenas um símbolo (um ícone, uma frase, uma cor) é capaz de representá-la. Como esse aqui:
A construção dessa presença marcante é o papel do Branding! Desenvolver uma marca que faça a diferença no mercado, se conectando com o seu público-alvo por meio de diversas ferramentas.
Hoje quero te apresentar os principais recursos que não podem ficar de fora da sua estratégia de marketing e do desenvolvimento do seu Branding.
No artigo de hoje vou te apresentar:
- O que é Branding?
- 5 recursos fundamentais para a sua construção de marca
- Vale a pena investir em Branding?
Vem conferir!
O que é Branding?
Quando você ouve a palavra “Branding”, o que vem na sua cabeça?
Logotipo? Design? Identidade visual?
Esse pensamento é muito comum, mas não poderia estar mais distante do que realmente é Branding (em sua totalidade).
Branding é o processo de construção e gerenciamento da imagem de uma marca no mercado. Além disso, é com o branding que criamos uma conexão profunda com o público, possibilitando, assim, a criação de estratégias focadas em resultados concretos e a geração de novas oportunidades de vendas.
Para fazer isso, realizamos um estudo profundo, utilizando, então, alguns recursos fundamentais para a construção da marca.
5 recursos fundamentais para a Branding: construção da sua marca
1 – Persona
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados e comportamentos reais. Esse recurso, além disso, é 100% fundamentado na realidade do cliente que você deseja conquistar, o que facilita muito as ações estratégicas de marketing.
Lembrando que seu negócio, por exemplo, pode possuir diversas personas, as quais precisam e merecem uma comunicação especialmente desenvolvida para as suas dores, desejos e especificidades!
Curiosidade: Aqui na Karis, nosso time de Branding, que também se posiciona como parte do time do nosso cliente, desenvolve personas com um nível tão alto de qualificação que, além disso, até mesmo o perfil comportamental do tomador de decisão é traçado, visando trabalharmos a comunicação de marketing, campanhas e anúncios de maneira cirúrgica.
2 – Jornada de Herói
Já ouviu isso em algum lugar fora do Branding?
Joseph Campbell escreveu o livro “O Herói de Mil Faces”, em 1949, para abordar um padrão narrativo presente em grandes sucessos de Hollywood, como O Senhor dos Anéis, Star Wars, O Rei Leão, Matrix, O Poderoso Chefão, entre outros, sobre a jornada do herói dos personagens.
Você deve estar se perguntando “o que isso tem a ver com o meu negócio”, certo?
Bem, essa teoria pode parecer um pouco distante do business no início, mas é amplamente utilizada por diversas empresas para mostrar o caminho percorrido até o sucesso.
Afinal, todo empreendedor é um herói e merece ter a sua história eternizada!
Além disso, a elaboração desse recurso é fundamental para gerar conexão com os clientes. Lembre-se, pessoas se conectam com pessoas e não com marcas.
É por isso que algumas gigantes do varejo brasileiro estão investindo na criação de mascotes, visando se aproximar ainda mais do seu público.
CASE 1: MASCOTES DIGITAIS
Marcas como Natura e Magalu, por exemplo, utilizaram mascotes no branding como instrumentos para popularizar as marcas e se aproximar dos consumidores.
Além disso, esses personagens são criados para compartilhar os valores e a visão da marca de forma amigável, gerando uma conexão mais profunda.
3 – Jornada de Compra
Diferente da jornada anterior, nesta aqui o protagonista é o seu cliente. São diferentes estágios que o seu cliente percorre antes de tomar a decisão de comprar um produto ou serviço.
Com esse recurso o seu negócio pode:
- oferecer comunicações e soluções personalizadas para o seu cliente, aumentando a relevância do seu produto;
- compreender as necessidades do seu cliente para otimizar as estratégias, permitindo um processo de venda mais eficaz;
- aumentar as taxas de conversão e melhorar a retenção de clientes existentes na sua base.
Talvez você já tenha até ouvido falar sobre isso, mas é aqui que entra o Funil de Vendas: Topo, Meio e Fundo de Funil.
Saiba mais sobre o funil de vendas clicando aqui:
Funil de vendas: tudo o que precisa saber
CASE 2: AMAZON
O sucesso da Amazon como a maior varejista online do mundo é um reflexo de diversas ações e estratégias, incluindo o foco na experiência do cliente durante a jornada de compra.
Para incrementar essa abordagem, a Amazon utiliza algoritmos para oferecer uma personalização profunda para todo mundo que navega pelo site deles. Isso facilita a jornada de compra e a prospecção de novos compradores.
4 – Arquétipo de Marca
O arquétipo de marca é um conceito que sugere que certos símbolos universais e temas têm um apelo profundo e instintivo à psique humana. Além disso, é no arquétipo que a “voz” da marca é definida, tornando, assim, a empresa mais relevante e memorável para o público-alvo. É aqui que o posicionamento do seu negócio é realmente definido com detalhes.
Portanto, esse recurso possibilita a construção de uma conexão emocional concreta com os seus clientes, diferenciando-se, dessa forma, dos seus concorrentes no mercado. Exemplo prático de Branding!
CASE 3: NIKE
“Just Do It”
Com um dos slogans mais icônicos e reconhecíveis no mundo todo, a Nike reflete o arquétipo do Herói com um posicionamento que ajudou a empresa a se conectar emocionalmente com o seu público-alvo: atletas e pessoas que aspiram a ser ativas.
5 – Identidade Visual
Se você pensa que basta apenas uma logo para a sua identidade visual, então você não poderia estar mais enganado!
Além disso, slogan, cores e fonte são apenas alguns dos elementos que fazem parte do grande conjunto que compõe a marca.
Aqui, eu poderia citar diversos cases de sucesso para você entender a importância da identidade visual para o seu negócio, mas para não tomar o seu tempo, vou compartilhar dois:
CASE 4: STARBUCKS X DUNKIN’ DONUTS
Como duas empresas vendem o mesmo café podem ter preços tão distintos (e ainda assim ter sucesso em seus respectivos nichos de mercado)?
CASE 5: CLIENTE KARIS – CONSTRUÇÃO
Nosso cliente brasileiro que vende para o mercado Americano em Orlando, na Flórida investiu no rebranding do seu business.
Depois disso ele conseguiu um investimento de quase USD50.000,00 na fase inicial do seu negócio para uma ideia “disruptiva” de um mobile showroom.
Demais, né?!
Vale a pena investir em Branding?
Investir em Branding é fundamental para a evolução do seu negócio!
Uma boa construção de marca:
- ajuda a sua empresa a se destacar no meio do mar de concorrentes;
- constrói uma relação de confiança e credibilidade com o público;
- cria conexões emocionais emocionais com os clientes, ajudando na fidelização;
- aumenta a atratividade de uma empresa para investidores, parceiros e potenciais colaboradores.
Os retornos a longo prazo para a reputação, fidelidade do cliente e valor da marca são indiscutíveis. Agora resta você dar o primeiro passo para essa transformação do seu negócio!
Esse conteúdo foi útil para você?
Aqui estão outros artigos que você pode se interessar!
Estratégia de branding para pequenas empresas é possível?
Presença online: 12 maneiras eficazes de construir a sua!
Por que devo criar um website para a minha empresa?