Consultoria de Marketing: entenda o que é e os benefícios para o seu negócio

marketing agency; digital marketing

Neste texto, vamos desbravar a consultoria de marketing, descobrir a sua função no marketing digital, seus benefícios para pequenos empreendedores e no que ela se difere das convencionais agências de marketing. Continue conosco!

Você é dona ou dono de um negócio, ou está pensando em seguir carreira no empreendedorismo, mas se assusta com o mundo digital? Saiba que existem profissionais especializados em fazer o seu negócio crescer e ganhar novos clientes todos os dias através do digital e ganhar cada vez mais presença online.

São os profissionais do marketing digital e, geralmente, atuam em agências de marketing, prestam serviços na modalidade freelancer ou fornecem acompanhamentos através de consultoria de marketing.

O que uma consultoria de marketing faz?

Não é nenhum segredo que empresas de médio e grande porte procuram especialistas em marketing para gerenciar toda sua campanha publicitária, acompanhar os resultados, impulsionar vendas e a visibilidade digital. 

Ou você acha, por exemplo, que o Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show, fica diariamente acompanhando anúncios patrocinados e insights do Instagram? Não! Marcas como a Cacau Show contam com uma equipe toda voltada para a sua presença no digital. 

Engana-se também quem acha que só grandes nomes podem usufruir de uma presença online de excelência, criativa e de sucesso. Com uma consultoria de marketing, independente do tamanho do seu negócio, você consegue alcançar bons resultados de venda e investir no crescimento sem pensar que não existe espaço para a sua marca no Google.

Separamos 6 tópicos para te ajudar a entender o que é uma consultoria de marketing de verdade e seus maiores benefícios, confira:

1 – Encontra o seu público ideal

Uma consultoria de marketing te ajuda a encontrar a tão desejada saúde financeira, a vender mais e construir uma rede de leads e clientes cada vez mais próximos e satisfeitos.

Um consultor faz uma “varredura” analítica no seu negócio para encontrar pontos fortes e pontos fracos. Um dos primeiros passos para entender uma consultoria de marketing é compreendendo o que ela faz com o seu público.

Caso não tenha ainda um público, a consultoria te ajuda a mapeá-lo.

Uma das funções primordiais é encontrar o público ideal para o que você está vendendo. Pode parecer banal, mas, na prática, faz toda diferença.

Imagine, por exemplo, uma pequena empreendedora no ramo de bolos e doces: não faz sentido ela dialogar com grupos de diabéticos, não é? Caso ela não considere a importância de falar com um público-alvo, ou seja, quem de fato consome doces e ama bolos, as chances de falhar são altas.

E como a consultoria de marketing faz isso?

A equipe responsável faz uma busca por pessoas que, de alguma forma, poderiam se interessar no seu negócio; elabora um cliente semi-fictício conhecido como “persona” e deposita nesta personagem todas as expectativas de um potencial consumidor em relação à sua marca. 

Em outras palavras, uma consultoria de marketing reúne estratégias que fazem o público mais qualificado se aproximar e se interessar pelo seu negócio.

Imagine uma loja de artigos para pets direcionando o seu conteúdo para quem não tem um animalzinho, ou uma loja de artigos esportivos procurando conexão com pessoas que não gostam de atividade física? Difícil, né? Além de não crescer, isso gera uma taxa de rejeição, o que é um grande problema no mundo do marketing digital

2 – Ajuda na construção de valores

Um erro muito comum entre os pequenos empreendedores é partir para a prática de venda antes de construir o propósito do seu negócio.

Obviamente, no atual cenário brasileiro, muitas pessoas decidiram abrir o próprio negócio como forma de driblar a crise financeira e a elevada taxa de desemprego. 

Isso não é algo negativo, pelo contrário, muitos brasileiros estão explorando seus dons e valorizando habilidades. Com o boom dos MEIs na pandemia, em 2020, muitos negócios surgiram e outros renasceram — alguns para assegurar a própria sobrevivência, logo, a necessidade de entrar dinheiro era muito maior do que questionar “qual o sentido do meu negócio para o meu consumidor?

Mas para gerar vendas efetivas o ideal é vender para o cliente não apenas um produto, mas um propósito.

A consultoria de marketing faz com que o seu negócio nasça, mas com valores humanos que farão sentido para o seu consumidor. E como fazem isso? A equipe de consultoria de marketing construirá, junto com você, as metas do seu negócio e descobrirá o que somente ele oferece ao mundo, algo muito além de serviços ou produtos. 

Isso é super importante para gerar valor à marca e, consequentemente, gerar ainda mais valor ao produto que quer vender.

Muitos clientes buscam se identificar com suas empresas favoritas e essa identificação só é possível quando você transmite a eles a sua visão de mundo, de crescimento e valores.

3 – Elabora uma identidade visual marcante

Nem todo mundo é bom com identidade visual, ou com design. E isso não é um problema, mas pode ser um entrave para o crescimento natural do seu negócio. Não entenda mal, reconhecemos o seu esforço.

Portanto, se um dos seus desejos é melhorar ainda mais a identidade da sua empresa, saiba que essa é outra das tantas funções de uma consultoria de marketing.

No marketing digital é necessário definir estratégias para alcançar bons resultados, uma dessas estratégias é cativar o público-alvo, isso tudo através do sentido visual e do interesse. Como fazem isso? Construindo uma identidade visual que:

  • relacione os seus valores;
  • a sua personalidade genuína;
  • o seu produto como algo inovador;
  • com cores e fontes que façam o usuário não esquecer de você.

Só um logotipo não consegue refletir os valores da empresa, e a ausência de uma padronização dos conteúdos não causa o impacto de vendas que desejamos. Uma consultoria de marketing ajuda a definir a paleta de cores; frases que dialogam com o público; qual estilo de conteúdo será usado; como o produto se encaixa nessa identidade, entre outros.

Todo esse processo é estrategicamente construído e envolve técnicas de persuasão, neuromarketing e pesquisa de tendências de mercado, portanto, não desconsidere uma consultoria quando sentir que precisa

4 – Descobre problemas e falhas

Dificilmente você vai começar um negócio com boa performance de vendas e retenção de clientes. É uma missão quase impossível, e comprar seguidores nas redes e valorizar apenas o seu produto, não vão te ajudar em nada. 

É pensando nas dificuldades, que não são poucas, que uma consultoria de marketing coloca todas as cartas na mesa e mostra onde você está acertando e onde você está errando.

Ou seja, outra tarefa para a consultoria é a descoberta de problemas e falhas, e a sugestão de soluções.

Esses entraves podem ser operacionais, como um site ruim, uma landing page mal feita, taxa de rejeição e falta de planos para quando o problema surgir, ou ainda um conteúdo ruim, a sua marca não está se conectando com o cliente, o número de carrinhos abandonados cresceu nos últimos meses…

Uma consultoria de marketing existe para fazer com que essas falhas sejam encontradas e devidamente corrigidas.

Outro problema que, infelizmente existe, mas por uma boa causa, é o crescimento rápido de um negócio. Com o avanço considerável de uma pequena empresa, os canais de atendimento começam a se sobrecarregar, algumas mensagens passam despercebidas e, consequentemente, o público que está chegando não encontra a qualidade prometida, muito menos uma boa experiência.

O marketing digital encontrou um cenário super positivo nos últimos anos e bons negócios conseguiram crescer rapidamente com o acesso digital. A consultoria de marketing ajuda a gerenciar esse crescimento, entregando resultados periodicamente que acompanham o desenvolvimento e a necessidade de novas demandas.

5 – Produção de conteúdo 

Você já se deparou com um conteúdo super engraçado e criativo no Instagram, ou com alguma história emocionante que te fez feliz, nostálgico ou confiante, e no final, constatou que se tratava de uma empresa super famosa, como a Coca-Cola, por exemplo?

Saiba que toda sensação que sentiu foi estrategicamente construída por uma agência ou por uma consultoria de marketing para fazer com que você se conectasse àquela empresa.

E não é errado, afinal, muitas pessoas precisam de uma mensagem engraçada, acolhedora ou de autocuidado às vezes. E isso diz o quanto sua empresa consegue enriquecer e de fato mudar o dia ou a vida das pessoas.

A produção de um conteúdo estratégico é uma outra função exercida pela consultoria de marketing, pois, depois de conhecer o seu público, elaborar uma identidade marcante e estudar os pontos fortes do seu negócio, a equipe de marketing produz uma série de conteúdos valiosos para o crescimento orgânico da sua empresa. 

Em outras palavras, sua marca conquista a audiência necessária para faturar cada vez mais de forma totalmente natural.

Mas não se iluda: uma consultoria de marketing trabalha arduamente para fazer com que esses conteúdos de fato consigam engajamento. Essa produção de conteúdo ou o marketing de conteúdo, pode seguir uma linha de materiais informativos, interativos, através do audiovisual ou da leitura, como neste artigo dentro deste blog, por exemplo. 

Existem várias plataformas para divulgar o conteúdo produzido e também é responsabilidade da consultoria encontrar quais redes são mais promissoras e quais conteúdos você precisa investir. 

Quer se aprofundar neste assunto? Confira, após a leitura desse artigo, o texto exclusivo que produzimos sobre marketing de conteúdo: o que é, como funciona e como usá-lo.

6 – Análise de métricas e resultados

Muitos empreendedores são excelentes vendedores e negociadores, mas não dominam a linguagem digital necessária para entender como de fato funcionam as métricas.

E o que são métricas? São dados que medem quantitativamente o sucesso da execução de alguma determinada atividade. Elas são úteis para te ajudar a entender o que deu e o que não deu certo na sua empresa.

Não fazer esse acompanhamento é o mesmo que andar no escuro sem uma lanterna. Você pode até conhecer o cômodo, o corredor e a casa, mas não consegue enxergar absolutamente nada. O risco de tropeçar e cair por cima de uma cadeira é grande. Agora, imagina tropeçar diariamente em falhas dentro da sua empresa que são possíveis de correção? 

As métricas representam a lanterna, a empresa corresponde a casa. Logo, o escuro é o que acontece diariamente no seu negócio que você não enxerga, ou seja, o número de novos seguidores, novos clientes ou leads; taxa de conversão; taxa de rejeição; KPIs; ROI; ciclo de vida de um cliente e vários outros. 

Uma das funções da consultoria de marketing é te ajudar na análise desses dados, na realização de novos testes, na comparação de resultados e na produção de relatórios. Com o tempo, você entenderá como as métricas funcionam e nunca mais andará pela casa sem uma lanterna

Segundo uma pesquisa realizada pela Social Media Trends, em 2019, 25% dos negócios brasileiros não faziam nenhuma análise de métricas em suas estratégias de marketing. Essa falta de atenção pode colocar a empresa em risco.

Afinal, para qualquer execução é empregado algum tipo de investimento. Portanto, o ideal é que o resultado ultrapasse o valor investido e, para chegar nesses números, só mesmo estudando dados e resultados. 

Conheça os benefícios de um trabalho em Consultoria de Marketing

consultoria de marketing

No tópico anterior discutimos uma série de fatores que por si só já revelam vários benefícios de uma consultoria de marketing. Mas queremos intensificar esses benefícios com os próximos 5 itens listados a seguir: 

1 – Faz sua empresa crescer no mercado digital

Uma consultoria de marketing é especializada em fazer a sua empresa crescer, e com isso, conquistar ainda mais lucro, visibilidade e prestígio.

Alguns negócios são consolidados no setor físico, ou seja, além da tradicionalidade, construíram um ponto e uma boa fidelização de clientes presencialmente. Mas e na internet?

Precisamos entender que o mundo digital se difere do físico em alguns quesitos como: amplo acesso, ampla concorrência e um alcance ainda maior de clientes. Enquanto a loja física fica restrita àquele bairro, região ou cidade, a versão digital do negócio, ou o e-commerce contempla um número maior de pessoas

Com o novo hábito, convencionalmente chamado “Novo Normal”, caucionado pela pandemia da Covid-19, o número de consumidores no mercado digital triplicou, ou seja, para algumas lojas físicas, a saída foi migrar para o digital. Erradas não estão, não é? Mas se já estava difícil construir um marketing no presencial, o marketing digital é ainda mais desafiador. 

Como um dos seus benefícios, a consultoria de marketing consegue fazer com que empresas que antes existiam apenas no presencial, ou que estão começando do zero, comecem com o “pé direito” no mercado digital, retendo e fidelizando esse consumidor/usuário que é altamente exigente e, com vários acessos ao alcance de um clique. 

2 – Tráfego pago organizado e com resultados

O trabalho de consultoria de marketing é realizado por etapas: após encontrar o público ideal, construir uma identidade e estudar os pontos que favorecem a empresa, a próxima etapa é colocar em prática algumas ações com objetivos claros de conversão em vendas e um deles é o uso do tráfego pago, ele compõe um, entre todas as outras estratégias. 

Para vender na internet, o seu negócio precisa de tráfego pago, ou seja, campanhas de anúncios vinculados aos sites de busca, redes sociais e e-mail marketing através de mala-direta, por exemplo.

O tráfego orgânico traz uma sustentabilidade e um crescimento a longo e médio prazo, mas quando o “tempo aperta” e precisamos de saídas rápidas, é necessário recorrer ao tráfego pago.

O que muitos não sabem é que, para um anúncio conseguir uma boa posição no Google, o buscador mais disputado, antes precisa passar pelo “padrão Google” estabelecido pelo própria plataforma onde se estuda a qualidade do anúncio.  

Caso o seu anúncio não corresponda ao “padrão Google” de qualidade, ele não vai conseguir um bom ranqueamento. Caso não consiga as primeiras páginas do Google, dificilmente você conseguirá uma boa performance de venda. 

É neste problema que a consultoria de marketing surge com a solução, afinal, ela faz o controle do tráfego pago, fornecendo à sua marca resultados positivos em faturamento e o com alto desempenho.

E não se engane: não é apenas as grandes empresas que conseguem a primeira página do Google! Uma boa gestão de tráfego pode ajudar sua marca, independente do seu tamanho atual, a vender bastante através do Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo.

Leia mais sobre a importância do tráfego pago e como ele impacta na lucratividade da sua empresa no post: Descubra como o tráfego pago pode aumentar seu faturamento!

3 – Transforma o seu negócio em marca

Já ouviu falar em branding?

Um branding representa todos os pontos de ligação dentro da sua empresa. Por exemplo: é através dele que se alinham os valores com o propósito, faz com que o sentido da sua empresa esteja presente no conteúdo produzido ou na logo que é criado. 

Em outras palavras, o branding faz com que a sua empresa se transforme em uma marca, com que o seu negócio vire uma referência, como é o caso da sereia da marca Starbucks. Para alguns, a ida ao Starbucks condiz com a necessidade de se tomar um café, para outros, a ida ao Starbucks é uma ida ao Starbucks, ou seja, a pessoa está indo à marca, mesmo sabendo que pode encontrar café em qualquer outra cafeteria. A ida ao Starbucks faz com que se valorize essa relação entre cliente e marca, logo, o café por lá pode ser mais caro que as demais cafeterias. 

Com o branding, a sua empresa entra na vida de vários consumidores como uma referência, um desejo, ou uma experiência. Essa evolução permite gerar valor à marca e, consequentemente, gerar uma nova perspectiva de crescimento

4 – Fidelização de clientes

Um desafio enfrentado por várias empresas quando entram no marketing digital, ou quando procuram uma agência de marketing ou uma consultoria é a fidelização de clientes.

Isso acontece porque é muito fácil para o usuário/consumidor trocar de produto, ou abandonar o carrinho sem constrangimentos. Basta uma busca no Google Shopping para encontrar dezenas de outros produtos ou serviços similares.

Mas um fator em especial faz com que esse usuário/consumidor se interesse por uma determinada marca ou empresa: uma boa experiência.

Trabalhos de consultoria de marketing fornecem o amparo necessário para fazer com que o seu negócio consiga reter clientes, seja através de cupons de desconto, uso de newsletters, brindes, ou uma comunicação personalizada.

A fidelização de clientes é uma estratégia que diminui os custos da empresa, afinal, é impossível construir estratégia de conversão de novos clientes sem um investimento. Neste caso, manter o cliente que já te conhece por perto e, possivelmente, instigá-lo a comprar novamente, é uma estratégia de crescimento com mais baixo investimento.

5 – Nutrição de leads

Além do cliente fidelizado, ou seja, quem já comprou e até avaliou o seu negócio, outro grupo importante que uma empresa precisa ter são os leads.

Essa turma corresponde aos usuários que se identificam com a sua empresa, se alinham com ela, fazem parte do seu público-alvo, mas estão sempre à deriva no topo do funil de vendas, ou seja, nunca realizam uma compra de fato. 

Contudo, os leads são extremamente importantes para fazer com que o seu tráfego orgânico cresça: eles consomem o seu conteúdo, se enriquecem com a sua produção de informação e se afeiçoam com a maneira como a sua empresa ou marca se posiciona social e culturalmente no mercado.

Do lead para o prospect é “um pulo”.

A turma dos prospects corresponde ao meio do funil. São potenciais clientes, mas estão indecisos quanto à compra. Quando um prospect decide fechar negócio, ele se transforma em um cliente de fato.

Logo, os leads, por mais que estejam longe do fundo do funil de vendas, podem se transformar em futuros clientes, por isso é tão necessária a sua nutrição. E uma consultoria entende bem isso.

Consultoria de marketing e agência de marketing: entenda a diferença

No marketing digital você vai encontrar dois segmentos que trabalham com o desenvolvimento da imagem e do crescimento do seu negócio: as agências e a consultoria de marketing. Mas você sabe qual é a diferença entre elas? 

Agência de Marketing 

Uma agência de marketing geralmente se responsabiliza pela criação e execução de conteúdos para redes sociais, criação de logotipo, construção e manutenção de um website, além de fornecer o material necessário para que a empresa tenha conteúdos e um design que ajuda a converter novas vendas e reter os clientes que já estão com ela. 

Geralmente, as agências já recebem da própria empresa uma demanda de trabalho, ou seja, o próprio negócio estudou os seus problemas, relacionados à publicidade, definiu qual caminho quer percorrer e quais são suas metas de escalagem. 

Em outras palavras, os serviços prestados por uma agência de marketing são mais operacionais, ou seja, são responsáveis por colocar a “mão na massa” e fazer o material rodar, seja nas redes, site ou blog. 

Consultoria de Marketing 

A consultoria é um trabalho mais profundo do que o que se oferece e se opera nas agências de marketing.

Uma empresa contrata um consultor de marketing e ele ficará responsável por analisar dados, encontrar os problemas, construir uma identidade para a empresa e fornecer uma ajuda próxima, ou seja, empresa e consultoria andam juntas

Uma consultoria de marketing trabalha junto com o empreendedor na busca por soluções através de análise de dados, estudo de caso, pesquisa e testes de performances. Na consultoria, primeiro se define um projeto, e este mesmo projeto é elaborado conjuntamente com a empresa.

Resumindo, é um serviço ainda mais completo e com uma assistência mais efetiva do que uma agência.

Em quesito de vantagem, uma consultoria cuida do orçamento do cliente, ou seja, acompanha o desempenho das metas para entender se o que foi traçado no início está trazendo resultados de verdade. Enquanto uma agência de marketing se limita na gestão de conteúdo e redes sociais, a consultoria analisa as melhores estratégias para se aplicar o conteúdo nas redes e gerenciá-las.

Aqui na Consultoria de marketing da Karis trabalhamos como se a empresa dos nossos clientes fossem de fato nossas, isso porque não descansamos enquanto os resultados projetados não são alcançados!!

Em alguns casos, as agências não cumprem com o que foi combinado, prejudicando o desenvolvimento orgânico da empresa e dificultando o seu desempenho no campo digital, enquanto um trabalho de consultoria fornece uma visão ampla e geral.

Está em dúvida em qual serviço contratar? Entre em contato conosco. Nós aqui da Karis queremos ver o seu sucesso, e, assim como você, queremos fazer o seu negócio decolar.

Esse conteúdo valeu a pena para você?

Compartilhe no botão abaixo e nos ajude a atingir mais empresários como você:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Categorias

Posts Mais Recentes

Posts Mais Vistos

Tags

Preencha o formulário a baixo: