Como utilizar o Marketing Digital para atrair mais investidores para a sua Startup de Tecnologia?

Avatar em destaque com a mão levantada, representando a importância do marketing digital para realizar uma atração de investidores para startups de tecnologia.

A sua empresa está buscando melhorar a atração de investidores e você já tentou de tudo, mas não consegue encantar esses empresários com o seu negócio? O Marketing Digital pode ser o seu melhor amigo nesse processo! 

Se você investir nas estratégias e ferramentas corretas, é possível utilizar o Marketing Digital para aumentar os seus indicadores de desempenho e realizar projeções mais assertivas.

E com indicadores de desempenho eu não quero dizer somente as métricas de vaidade, tá? Estou falando de retorno sobre o investimento (ROI), retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e outros números que impactam diretamente a sua lucratividade.

Neste artigo, vou detalhar um pouco sobre questões mais abrangentes acerca dos investidores, principalmente para startups de tecnologia, e mostrar, em detalhes, como o Marketing Digital pode ser o seu maior aliado.

O que é um investidor?

Formalmente falando, o investidor é uma pessoa (ou empresa) que aplica dinheiro em diversos tipos de ativos, como ações, títulos, imóveis ou fundos de investimento, na expectativa de que esse dinheiro dê um retorno ao longo do tempo. 

Porém, na prática, muitos empresários estão realmente dispostos a ajudar financeiramente outras empresas a fim de promover o progresso de inovações e produtos que possam beneficiar uma determinada comunidade, por exemplo.

É claro que, mesmo com esse aspecto de ajuda, a base do investimento continua a mesma: os empresários recebem “em troca” o lucro por participação nas ações da empresa beneficiada. 

Devido a isso, essas pessoas que desejam investir em outros negócios avaliam rigorosamente as empresas para identificar se esse é um “bom negócio” (literalmente). 

Como um empresário avalia a viabilidade de um investimento?

Tubarão em destaque em águas escuras, fazendo referência aos tubarões do Shark Tank.
O Marketing Digital Estratégico ensina a sua empresa a pescar tubarão.

Você provavelmente conhece o Shark Tank, certo? Programa em que um empreendedor vai lá, apresenta a sua solução para os “Sharks” e, caso eles achem uma boa, eles decidem investir.

Porém, antes de chegar a essa decisão, eles fazem diversas perguntas ao empreendedor, como:

  • “Qual é o seu valuation?”
  • “Qual é o ticket médio do seu produto?”
  • “Qual é a margem de faturamento?”
  • “Qual é o tempo necessário para a sua solução começar a dar resultados?”

Além de outras questões específicas sobre cada solução.

São exatamente essas questões que os empresários avaliam antes de investir na sua empresa, seja ela uma startup de tecnologia ou de outra área.

Para ser mais exata, aqui os principais indicadores que os investidores mais observam:

Demonstrações financeiras

Para entender a saúde financeira da sua empresa, é necessário fazer uma análise detalhada de três aspectos fundamentais: Lucratividade, Endividamento e Liquidez. Essas são algumas das perguntas que os empresários vão fazer:

Lucratividade 

  • A empresa tem histórico de lucro?
  • Qual a margem de lucro?
  • A tendência é de crescimento?

Endividamento

  • A empresa está muito endividada? 
  • Qual o custo do financiamento?

Liquidez

  • A empresa tem caixa suficiente para honrar seus compromissos?

Desempenho

Além desses aspectos financeiros mais tradicionais, os investidores geralmente observam indicadores como:

Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE)

Ao avaliar o ROE, o empresário deseja identificar se a sua empresa é rentável. Ou seja, esse número mostra que a empresa consegue utilizar o capital investido pelos acionistas de forma inteligente para gerar lucro.

Retorno sobre investimento (ROI)

Esse indicador mede a eficiência de um investimento. Nesse caso, os empresários irão avaliar se as suas campanhas, por exemplo, dão um retorno esperado, impactando os outros aspectos financeiros avaliados.

Retorno sobre o ativo (ROA)

Com esse indicador, o investidor pretende avaliar a eficiência e capacidade da sua empresa de transformar os seus recursos (como máquinas, equipamentos, imóveis, etc.) em ganhos. 

Além desses existem muitos outros, mas essa pequena lista é só para você ter uma noção de como os indicadores podem impactar positiva ou negativamente a decisão de um investidor.

Análises

Tudo isso que citei anteriormente faz parte de uma grande análise, mas existem análises mais específicas, de aspectos um pouco mais intangíveis, que também fazem parte desse “checklist” do investidor. Algumas delas são:

Análise fundamentalista

Para entender como questões internas e externas podem impactar no posicionamento e crescimento do negócio, o investidor costuma avaliar o setor no qual a empresa atua, a qualidade da gestão, a competitividade do mercado, as perspectivas de crescimento do setor e a estratégia da empresa.

Análise qualitativa

Como o próprio nome já sugere, os empresários também avaliarão aspectos como:

  • A reputação da empresa
  • A qualidade dos seus produtos e serviços
  • A capacidade de inovação
  • A força da marca
  • A relação com os clientes

Análise setorial

Startups de tecnologia, por exemplo, podem conseguir investidores dos mais diversos setores. “Mas como esses empresários conseguem avaliar uma empresa de um ramo completamente diferente da que ele atua?”

A análise setorial permite que esses investidores entendam:

  • Quais são os principais players do mercado? 
  • Quais são as tendências do setor? 
  • Quais são os desafios e oportunidades?

Análise de gestão

É inegável que a qualidade da gestão é fundamental para o sucesso da empresa. Então, esse também é um ponto a ser avaliado pelos investidores.

  • Quais são os planos de crescimento?
  • Quais são os principais riscos?

Ufa! São muitas questões, certo?

Mas como eu já citei anteriormente, o Marketing Digital pode fazer você gabaritar tudo isso, se utilizado de maneira estratégica. 

O Marketing Digital como o seu aliado

Foco em uma mão masculina e uma mão feminina conectando peças de quebra-cabeça, representando a importância o Marketing Digital para soluções estratégicas.
Você precisa enxergar o Marketing Digital com outros olhos daqui para frente.

Antes de contar todos os benefícios dessa grande ciência, eu quero desmistificar algumas crenças que pessoas, geralmente do setor de tecnologia, tem do Marketing.

O Marketing Digital Estratégico vai muito além de redes sociais. Eu sei que muitas Agências de Publicidade por aí, apenas executam tarefas sem se preocupar com o resultado em vendas. 

Mas, o verdadeiro Marketing Digital Estratégico tem como principal foco a geração de oportunidades de negócios qualificadas, de acordo com os critérios estabelecidos no planejamento.

E digo mais, a UNIÃO de Marketing e tecnologia é muito poderosa nessa captação de leads. É possível utilizar ferramentas tecnológicas para extração de contatos, automações, relatórios, qualificações. 

Para as startups de tecnologia aliadas do Marketing, o céu é o limite!

Agora, para que essa parceria funcione, dê resultados e você consiga impressionar os investidores, é preciso seguir alguns passos.

Definir o Branding

Reforçando o que eu citei, é preciso abrir a mente e desmistificar crenças para que essa parceria funcione. Branding não é só o “logo”.

Branding é o processo de criação de uma identidade visual memorável, estabelecendo diretrizes para que o consumidor tenha uma experiência ao interagir com a empresa. Ou seja, isso engloba missão, visão, valores e a promessa da sua marca. 

Uma marca forte proporciona diversos benefícios para a sua empresa, dentre eles:

  • Diferenciação
  • Fidelização de clientes
  • Valorização da marca
  • Atração de talentos
  • Proteção da marca

Então, além do “logo”, sua marca também precisa de um nome marcante e fácil de lembrar, cores que transmitam sensações alinhadas com a personalidade da marca, personalidade da marca, arquétipo.

Tudo isso pode ser desenvolvido com um bom Marketing Digital Estratégico. É preciso dedicar um bom tempo em pesquisas de mercado e com entrevistas com você e os outros sócios da empresa, para ser assertivo nessas definições.

A sua empresa tem isso bem estabelecido hoje?

Criar conteúdo de valor

O Branding é o início e a base para o fortalecimento do posicionamento da sua marca como uma autoridade no mercado. Para continuar esse processo, é preciso criar uma narrativa coerente em todos os canais de comunicação que a empresa está presente, desenvolvendo um conteúdo de valor para os possíveis clientes.

Ao criar conteúdo que destaque a inovação e o potencial da sua startup de tecnologia, você estará:

  • Educando o mercado
  • Gerando autoridade
  • Construindo um relacionamento com os clientes
  • Otimizando os mecanismos de busca (SEO)
  • Gerando leads

Sim!!! Você pode até não acreditar nisso, devido às suas experiências passadas com Agências de Publicidade. Mas é possível, sim, gerar leads por meio de um conteúdo de valor com uma estratégia bem elaborada!

Para criar um conteúdo de valor, que faça sentido para o seu cliente, é preciso identificar o seu público-alvo e elaborar uma persona estratégica. Com essa documentação em mãos, o seu time de Marketing consegue utilizar uma linguagem assertiva, focada nas dores e desejos desses possíveis clientes.

Exemplos de conteúdos de valor:

  • Artigos de blog
  • E-books
  • Webinars
  • Vídeos explicativos
  • Cases de sucesso

Usar as redes sociais ao seu favor

Citei brevemente que o Marketing Digital é muito mais que redes sociais, mas essas plataformas também fazem parte dessas estratégias e não podem ser ignoradas.

Aqui, tudo que abordei sobre criação de conteúdo de valor também será aplicado. Afinal, as redes sociais fazem parte de uma estratégia integrada com outros meios, como Google Ads e artigos de blog.

Para as redes sociais tenho algumas dicas práticas:

1) Escolha as redes sociais certas

Nem todas as redes sociais são ideais para todos os negócios. Escolha as plataformas onde seu público-alvo está mais presente.

2) Interaja com seu público

Responda aos comentários, mensagens e menções da sua marca. Crie enquetes e promova discussões para estimular o engajamento.

3) Utilize as ferramentas de análise

O seu time de Marketing precisa acompanhar as métricas das suas redes sociais para medir o desempenho das suas ações e fazer ajustes na estratégia, caso seja necessário.

SEO e presença online

Um bom posicionamento nos resultados de pesquisa aumenta a visibilidade da sua marca, mas também demonstra aos investidores que você possui um negócio sólido. 

Pode parecer bobo, mas você pense nas suas próprias pesquisas. Quando você está buscando um serviço, você geralmente clica nos primeiros resultados, certo?

Então, um bom SEO demonstra:

  • Credibilidade e profissionalismo
  • Visibilidade
  • Autoridade no mercado
  • Estratégia cirúrgica

Um dos objetivos de Marketing deve ser colocar a sua empresa na primeira página! Para isso, seu time de Marketing precisa estar atento quanto às boas práticas.

Palavras-chave relevantes

Pesquise e utilize palavras-chave relacionadas ao seu setor e o que os investidores buscam. Essa pesquisa precisa ser bastante estratégica, considerando a intencionalidade de busca.

Conteúdo de qualidade

Como já falamos, crie conteúdo relevante, informativo e engajador, como artigos de blog, cases de sucesso. Não poupe as palavras!

Otimização on-page

Otimize cada página do seu site com as palavras-chave escolhidas no planejamento estratégico, utilizando títulos, meta descrições e tags relevantes.

Links

Construa links de qualidade para o seu site, provenientes de outros sites relevantes e autoritários.

Experiência do usuário

Garanta que seu site seja fácil de navegar, rápido e responsivo para dispositivos móveis.

Análise e otimização contínua

Acompanhe o desempenho do seu site e faça ajustes na sua estratégia de SEO regularmente.

Networking digital

Por fim, mas não menos importante, o networking digital é uma ferramenta extremamente importante para empresas que buscam expandir suas oportunidades de negócios.

O Marketing Digital fornece a estratégia e o passo a passo que você precisa seguir para se conectar com essas pessoas. É possível saber onde elas estão, quais são os cargos ocupados, se elas têm poder para tomar decisões na empresa investidora, além de outras informações.

Dessa forma, você consegue dar esse primeiro passo com uma boa base de informações para conseguir se conectar com esse possível cliente, e convertê-lo!

Marketing Digital e Vendas

Todos esses passos que citei devem ser percorridos paralelamente, para que a estratégia seja ainda mais eficaz. Com tudo isso “rodando” corretamente, você consegue ter um resultado em vendas espetacular. 

Nossos clientes de startups de tecnologia, aqui na Karis, já conseguiram mais de R$1 MILHÃO em vendas em apenas 1 mês, investindo em tráfego pago do Google, em redes sociais, em e-mail marketing, em otimizações no site e em diversas outras coisas. Além disso, os clientes investiram em uma consultoria de processos de vendas. 

Afinal, Marketing sem vendas não é nada. Então, é preciso também analisar se o seu processo de vendas está preparado para receber os leads qualificados gerados pela estratégia.

Karis Marketing e Inteligência de Mercado

Se você está se perguntando como você pode ter acesso a esse planejamento estratégico e uma consultoria de vendas, podemos afirmar que somente a Karis oferece esses serviços de forma integrada.

Nenhuma outra empresa entrega isso para você como a Karis entrega, com foco em vendas e resultados mensuráveis!

Com a Karis você pode ter resultados incríveis e atrair mais investidores para a sua startup de tecnologia!


Quer ter acesso a uma estratégia exclusiva que pode alavancar as suas vendas? Entre em contato agora!

Esse conteúdo valeu a pena para você?

Compartilhe no botão abaixo e nos ajude a atingir mais empresários como você:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Preencha o formulário abaixo: