Ter uma presença online funciona exatamente da seguinte maneira: você pode até não saber sobre o quê alguém fala, mas sabe quem a pessoa é.
“Em alguns anos vão existir apenas dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios.” Você pode até não ter ouvido essa frase antes, mas conhece bem que disse: Bill Gates! O guru dos negócios.
Se você chegou aqui, é porque quer saber mais sobre como construir sua presença online. E a primeira coisa que você deve pensar é: as pessoas sabem o que é meu negócio?
Ter uma presença gira em torno disso: ter uma marca forte, que é visível para as pessoas e que é marcante. E hoje, com o digital, quem passa despercebido, perde muito. Perde oportunidade de crescer, perde receita, perde o público. Segundo uma pesquisa da Ironpaper, 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais.
Ou seja, é o famoso dito popular: quem não é visto (online), não é lembrado. E se você está aqui, é um bom sinal, significa que você quer descobrir como ter uma marca influente!
Neste post contaremos 12 maneiras eficazes de construir sua presença online, para que assim, você desenvolva sua empresa no digital e construa uma marca forte, e claro, através disso, aumente seus resultados! Vamos lá?
Por que é importante ter uma presença online?
Falamos sobre o quanto é importante ser visto, né? Afinal, se os seus clientes não conhecem a sua marca, vai ser impossível impactá-los e ter bons resultados com suas estratégias! Contar com uma presença online ajuda a seu negócio a ser mais visto e considerado como opção no momento das decisões. Se ele não está online, pode nem ser cogitado.
Assim como você tem essa oportunidade, ela também pode ser aproveitada por seus concorrentes. E essa é sua chance de se diferenciar deles, mostrando em quais pontos seu negócio se diferencia. Você já pensou no impacto que isso tem nos seus resultados?
Afinal, enquanto você cogita se deve ou não arriscar na sua presença digital, é bom lembrar que seus concorrentes provavelmente já estão atuando nesse espaço e tendo ótimos resultados. Não deixe que eles fiquem à sua frente, priorize uma abordagem focada em uma boa presença online.
Portanto, comece a aproveitar esse ganho de exposição ao focar em sua presença online.
Você tem total liberdade para utilizar esses meios a seu favor e mostrar para seu público que seu negócio é o investimento certo para eles!
Por exemplo, é possível implementar estratégias focadas em conversão que envolvem impactar a audiência certa e direcioná-la por um caminho otimizado em seu site. Há várias abordagens que você pode explorar! Falaremos sobre cada uma delas a seguir:
1- Tenha um site
O site é por onde a gente se apresenta, é a nossa casa digital. Ter uma forte presença online começa por um site, esse é o espaço em que tudo sobre sua empresa vai estar reunido. E quando alguém procurar no Google, vai encontrar! Certo? É importante que você crie um site que seja fácil de navegar, seja rápido, tenha um design assertivo, e claro, que seja compatível com dispositivos móveis.
Outro detalhe importante, que nunca passa despercebido: tenha um site seguro. Alguns sites têm uma segurança tão precária, que deixa muitas pessoas inseguras. Invista em driblar esse problema. Assim, você aumenta suas chances ganhar a confiança e fidelidade dos clientes
A segurança digital para afirmar sua presença online é primordial. Demonstre que seu site é seguro tanto para visitas simples, quanto para compra! Se você for vender online, seu site é a sua loja!
Ao entrar em um site que está todo travado, o consumidor tem a mesma reação que teria se chegasse em uma loja física e ela estivesse com o caixa na rua, os produtos no chão e os vendedores dormindo! Um caos, né?
Analise se seu site tem algum bug, ou qualquer outro problema que gere desconfiança. Confira os links, veja se seu site está fácil de navegar, com layout organizado e informações objetivas e diretas.
Como seu site é a porta de entrada, ele deve estar bem estruturado. Para construir sua presença online, você precisa de um site bom. E se ainda não têm um, é o momento para ter! É sempre o primeiro canal para o qual as pessoas vão quando querem saber mais sobre uma empresa.
2 – Crie uma lista de e-mail
Estamos esperançosos de que você já seguiu a primeira dica (ou está se preparando para segui-la), e essa segunda, vai precisar de uma pequena ajuda da primeira! Como? Vamos te explicar. Crie uma lista de e-mail. Com o site pronto, você deve estar pronto para captar quem chega lá!
Com uma lista de e-mail isso será possível! Imagine na seguinte jornada: um cliente está com um problema, pesquisa sobre isso no Google, seu site aparece com um conteúdo rico que apresenta algumas soluções para o cliente, ele, encantado com toda a experiência positiva que teve com o site e com o conteúdo, vê uma isca digital…
Isto é: um material gratuito, que para adquirir, ele precisa apenas cadastrar o e-mail em um formulário. Ele deixa o e-mail lá, você consegue esse contato e pode criar um fluxo para conquistar mais ainda esse cliente, até ele chegar no objetivo final: compra ou algum outro tipo de conversão.
Se esse cenário parece bom, imagine ele em larga escala? Isso pode acontecer! E uma lista de e-mail vai te ajudar nisso, não apenas na captação de contato, mas também na fidelização dos clientes. O e-mail é um canal mais próximo, por lá você pode falar mais sobre sua empresa, seus produtos e serviços – ou seja, você vai estar mais presente.
E quem é presente, é o que? Notado! Isso mesmo. Seu site vai te ajudar na parte de montar o formulário ou alguma outra forma de capturar o e-mail (ou outro contato) do cliente. E pelo e-mail, você poderá se comunicar com mais proximidade.
3 – Desenvolva o Branding da sua marca
Temos certeza que você é fã de alguma marca. Muito fã. Você nem precisa nos falar qual é a marca que mexe com seu coração, independente de qual seja, temos uma certeza: ela investe pesado no Branding. As marcas mais notadas e com mais presença digital são as que investem em toda sua construção e percepção.
Mas afinal, o que é Branding? Branding é a gestão de marca de uma empresa, têm como objetivo tornar uma marca mais positiva na mente de seus clientes e do público. O Branding envolve estratégias relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento de uma empresa, e como ela comunica isso para o mundo
E por que ele é importante para construir a presença online de uma empresa? Porque as estratégias de branding comunicam sobre o que um negócio acredita e como ele pode transformar a vida do consumidor! Se você ainda não sabe, a tendência das marcas agora, é se humanizarem mais, e assim, se conectarem mais com os clientes.
Se você quer que sua empresa seja marcante, então desenvolva o Branding dela!
4 – Produza conteúdo de valor
Esse é o seu momento de brilhar! Você já tem tudo em mãos para começar uma das partes mais importante de uma estratégia digital: a produção de conteúdo! Primeiro de tudo, defina em poucas palavras qual é o seu nicho! Você trabalha como coach? Como nutricionista? Tem um negócio local?
Com essa resposta em mãos, partimos para outra pergunta: qual a dor e as dificuldades dos seus clientes? Eles têm uma (ou várias), certo? E é nesse momento que você brilha!
Sabe por quê? Porque você vai ajudar a solucionar essas dores. Primeiro, meio de conteúdo, depois, com seus produtos ou serviços. A produção de conteúdo é usar uma informação para educar, ensinar e gerar valor para o seu público, e assim, atrair mais consumidores para seu negócio!
Você oferece um material que vai ajudar a solucionar a dor do público, e assim, cria um vínculo. Com a ajuda de outros formatos de conteúdo você pode ir se aproximando mais.
Quais são os benefícios?
Você acaba se tornando uma autoridade no seu nicho. Então, por exemplo, vamos supor que você é um coach, conforme você vai produzindo blog posts, lives, postagens nas redes sociais, mais o seu público vai te enxergar com uma referência/autoridade!
Todo mundo tem uma dor, um problema e uma dúvida. O conteúdo age como vem para mostrar para a pessoa que ainda há luz no fim do túnel, e o melhor: você vai dar essa luz a ela. Essa ajuda será lembrada!
O usuário passa a enxergar sua empresa como um aliado que ajudou em uma questão em que tinha dificuldade, assim, você passa a ser um guia. O usuário, torna-se um lead e passa a confiar em você e no seu trabalho, com isso, aumentam as chances de conversão.
Vale lembrar que nem todo mundo está na mesma etapa, isto é, uma pessoa pode cair de paraquedas no seu blog, sem saber que têm uma dor. O conteúdo para essa pessoa vai ser diferente do conteúdo que deve ser produzido para alguém que já reconhece que têm um problema e já está procurando por uma solução.
Demandas diferentes, logo, conteúdos diferentes, certo?
5 – Otimize sua presença online com site e blog
Otimização de blog e site, significa utilizar técnicas de SEO para promover um melhor rankeamento das suas páginas no Google. Por meio das otimizações, é possível oferecer uma experiência positiva ao usuário quando ele estiver em alguma página, e também, conquistar as melhores posições nos buscadores.
A posição do seu site nas primeiras páginas do Google depende da qualidade do seu conteúdo e de como seu site performa!
Uma pesquisa feita pela Hubspot, revelou que 51% dos consumidores confiam mais em uma pesquisa feita no Google do que uma indicação feita por um amigo ou familiar.
Esse dado mencionado acima comprova a importância de ter um site que apareça na primeira página do Google, certo? Agora é hora de conhecer quais estratégias podem ser úteis e eficientes na parte de otimização. A principal delas é, sem dúvidas, o Search Engine Optimization, SEO.
Essa estratégia tem o objetivo de conseguir um melhor posicionamento de uma página nos resultados dos buscadores, conseguindo um lugar de destaque para chamar a atenção de mais pessoas e construir sua presença online.
Portanto, a ideia é gerar um maior tráfego orgânico, que são as visitas que vêm naturalmente.
Alguns fatores são essenciais para alcançar esse resultado, são eles:
- Qualidade do conteúdo: seu conteúdo tem que ser coerente com o que ele promete, se não for, o Google vai notar isso, e pode te penalizar.
- Tamanho do conteúdo: sim! Isso influencia se seu conteúdo vai rankear ou não. Um blog post de 1500 palavras é mais fácil de rankear do que um que tem apenas 500.
- Título: se o título não tiver a palavra-chave central do blog post, dificilmente ele irá rankear.
- URL: é o link do blog post, ele deve ser curto, uma URL longa e que não tenha as palavras certas, vai prejudicar no rankeamento.
- Tempo de permanência nas páginas: se o usuário fica poucos segundos dentro do seu site, o Google entende que é porque ali não têm conteúdo relevante!
- Palavras-chave: é o core do seu conteúdo, por meio dela um usuário vai encontrar seu conteúdo.
- Tempo de carregamento: seu site abre em poucos segundos ou demora minutos para abrir? Quanto mais demorar, menores são as chances do usuário ficar ali. E claro, o Google não vê isso como um bom sinal.
- Link building: são os links internos e externos presentes em um blog post.
Leia ainda: Por que devo criar um website para a minha empresa?
6 – Crie uma relação próxima com o público
Para sua empresa existir, ela precisa de consumidores, né? O que muitas empresas esquecem, é que a relação com um cliente não precisa acabar depois de realizar a venda final. O ideal é que o contato com o cliente se mantenha a longo prazo, para que assim, ele se torne um propagador da marca.
Para que seja uma boa relação, ela deve ser pensada nos mínimos detalhes, todo o fluxo deve ser preparado. E como fazer isso? Primeiro, entendendo quem é seu público, o que ele gosta, quais são as dores, medos, dificuldades que ele enfrenta. Quais são os hobbies, o que ele ama fazer. Tudo isso vai além das informações básicas!
Sabendo tudo isso, você parte para a jornada dele em sua empresa, quais são as demandas dele em cada etapa do funil? Esse é o momento em que você vai montar a jornada de compra do cliente! Quais conteúdos ele irá consumir em cada etapa do funil, quais serão os interesses, etc.
Depois de ter isso definido, até a etapa final, que é a venda, vem o momento de pensar em como esse cliente será fidelizado! Aqui, você pensará em como vai manter o contato com o cliente, será por e-mail? Pelo instagram? Tudo isso deve ser pensado nos mínimos detalhes.
Investir no processo completo vai garantir que seu cliente sairá feliz e satisfeito, e com vontade de voltar, quem sabe, talvez, até indicar seu serviço para um amigo. E o melhor: sua presença online ficará para sempre marcada na mente do consumidor!
7 – Faça networking e melhore sua presença online
Nada melhor que uma rede de contatos! O networking é importante por muitos motivos: com uma rede de contatos extensa, fica mais fácil ser lembrado, conseguir alguma colaboração em algum projeto, ter uma troca de experiências, entre outros. Há muitas maneiras de construir uma rede de contato e fazer networking.
Hoje, existem muitos aplicativos e grupos nos quais você pode entrar e se apresentar para pessoas novas, debater sobre variados temas. O Facebook, por exemplo, é uma ótima rede social para isso, nele existem vários grupos interessantes, que você pode participar pensando em ampliar seus contatos!
No instagram, você pode convidar influenciadores que são do seu nicho para participarem de posts no seu perfil, ou convidá-los para lives, dessa maneira, seu público vai ter contato com ele, e o público dele, com você! Essa é uma troca rica, que pode fortalecer a presença digital do seu negócio!
8 – Invista no storytelling da marca
Era uma vez… mentira, não vamos contar uma história, mas você pode contar, principalmente se for a história da sua empresa! O ser humano é movido por narrativas, tudo que é contado por meio de narrativas fica mais fácil de compreender para qualquer pessoa! E você pode usar isso ao seu favor. Como?
Por meio do storytelling! Imagine você contando sobre a missão e os valores defendidos pela empresa, conquistas e fracassos, dificuldades. Isso transmite uma imagem verdadeira e vulnerável, concorda? Essa prática de contar boas histórias tem sido cada vez mais utilizada hoje, pois é uma ferramenta poderosa de conexão.
É isso que o storytelling faz, ele comunica uma ideia por meio de uma narrativa, seja ela usando palavras ou recursos visuais. O objetivo é envolver as pessoas para transmitir uma informação por meio de uma história fluida, que gere curiosidade. Quanto mais o público se conectar com a história, mais poderosa será sua mensagem.
Essa prática é marcante porque, geralmente, as pessoas têm mais facilidade em lembrar de histórias do que dados. O storytelling faz com que as empresas humanizem um produto ou serviço e, dessa maneira, se aproximem de uma empresa. Assim, quanto mais você investir em falar sobre sua empresa em um formato de narrativa, melhor!
9 – Esteja nos principais canais que exigem presença online
Existem muitos canais de divulgação atualmente, Instagram, Facebook, Linkedin, etc. Cada um com suas particularidades. Para que você seja lembrado, é importante que esteja em todos, mas da maneira certa! Afinal, não faz sentido, por exemplo, sua empresa ter um perfil no Linkedin e postar uma receita de bolo por lá, concorda?
Você deve estar em cada canal, mas de um jeito estratégico e autêntico! Tudo isso fica mais fácil quando as outras dicas dadas anteriormente já foram executadas: conhece o público, têm um storytelling bem desenhado e já têm um blog e site bem construído! A produção de conteúdo para os outros canais vai depender desses outros pontos.
Um blog post, por exemplo, pode virar um post no instagram, um artigo no Linkedin e assim por diante! O ideal é que você pense em como a sua audiência se comporta em cada plataforma, o que ela quer ouvir e como quer ouvir. A partir disso, você poderá determinar qual será seu modo de comunicar e o que irá compartilhar lá.
10 – Saiba qual a jornada de compra dos seus clientes
Já mencionamos a importância de você conhecer seu público! O segundo ponto importante, depois desse, é saber como será a jornada de compra deles! A jornada de compra é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Ela geralmente possui 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento de um problema, consideração da solução e decisão de compra.
Por que você deve pensar na jornada de compra para construir sua presença online? Porque assim, você pode mapear em que etapa cada lead está. É importante que se tenha em mente que cada persona pode estar em um estágio de maturidade diferente. Sabendo como se comunicar com cada etapa, você consegue mostrar sua empresa do jeito certo.
Com isso em mente, partimos para o complemento da jornada de compra, que é…
11 – Crie fluxos de conteúdo para cada etapa
Aqui, você determina o que vai disponibilizar para cada etapa!
No início do processo o lead não sabe muito bem que tem um problema ou necessidade! Ele ainda está despertando o interesse para determinado tema e o objetivo da sua empresa é capturar a sua atenção, ensinando algo, sem falar sobre você.
No meio, o consumidor já se aprofundou um pouco mais no tema e percebeu que tem um problema. Os conteúdos aqui devem ser com o objetivo aqui de gerar essa necessidade nele, ou de revelar para ele um problema que ele tem, mas que ainda não sabia. Depois disso ele começa a pesquisar e estudar mais o problema e ir atrás de soluções para ele.
E por último, o consumidor busca e analisa opções que podem ajudá-lo a resolver o problema, e toma sua decisão: é o momento da compra! Hora de falar sobre sua empresa, mostrar os diferenciais em relação aos concorrentes e convencer que o seu produto é a melhor escolha!
12 – Se aproxime de profissionais da área e melhore a presença online
Agora é o seu momento de colocar em prática todas as dicas, e enfim, ter uma presença online forte! Por último, mas não menos importante, damos essa dica especial: se aproxime de profissionais do marketing digital! Os que estão todos os dias observando e executando as melhores estratégias e que conhecem o mercado.
São eles que vão te mostrar como o marketing é poderoso! E se você leu esse artigo até aqui, já é um bom sinal de que você está perto de especialistas. Produzimos esse conteúdo com o intuito de te ajudar, trouxemos todas as informações que vemos todos os dias, gerando bons resultados!
Esperamos que você tenha gostado! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!