Estratégia de branding para pequenas empresas é possível?

Hoje vamos entender o que é e aprender como colocar em prática uma estratégia de branding.

Você sabe me dizer o que McDonalds, Kinder, Adidas, Starbucks e Apple têm em comum? São 5 marcas completamente diferentes e globalmente conhecidas, mas o que fez essas 5 empresas se desenvolverem tanto, ainda mais nos dias de hoje, com o mercado digital em alta?

Provavelmente você vai me dizer: o investimento. Sim, investir é necessário, mas existe uma estratégia que é capaz de fortalecer empresas, independente do seu tamanho e nível de desenvolvimento. Essa estratégia é a construção de uma marca efetiva, irresistível e fácil de lembrar.

Você sabe como é difícil concorrer com as grandes marcas, mas acreditamos no seguinte: sempre existe um lugar ao sol para todos e, inclusive, acreditar que o desenvolvimento de pequenas e médias empresas é fundamental para “despadronizar” e “descentralizar” a nossa sociedade de consumo.

É pensando na valorização do pequeno e médio empreendedor que trouxemos hoje este conteúdo. Nele você vai:

  • conhecer uma estratégia de branding;
  • descobrir como construir e gerenciar uma marca inesquecível;
  • aprender quais são os benefícios de construir uma identidade;
  • e ainda acessar 9 dicas efetivas para colocar a “mão na massa”. 

Quando estiver pronto para construir uma estratégia de branding, entre em contato conosco. Nós aqui da Karis queremos fazer parte do seu sonho. Ainda não sabe se precisa? Então continue lendo. 

O que é uma estratégia de branding?

Neste segundo você deve estar se perguntando: “como vou fazer isso dar certo?” fácil. Conhecimento é poder, não acha? Vem comigo, que vou te explicar passo a passo e oferecer o “caminho das pedras” para o seu negócio. 

Brand é derivado da expressão, em inglês, “marcar com fogo”. A princípio, pode parecer superficial, ou seja, parece que “branding” é apenas uma forma de construir uma “logo” ou uma identidade visual de pouco impacto, algo apenas por existir.

Na verdade, branding é um “acoplado” de estratégias para fazer com que uma simples “logo” seja conhecida, admirada e inesquecível

Outra “lenda urbana” é acreditar que apenas grandes empresas podem construir estrategicamente a sua presença online. Na verdade, uma estratégia de branding é indispensável para um pequeno negócio que sonha alto. Porque é com essa “estratégia” que você ganhará espaço no mercado digital e uma presença online positiva e efetiva.

Com o avanço do marketing digital, muitas empresas precisaram ganhar “um lugarzinho ao sol” na internet para sobreviver e, com um branding bem estruturado, ou seja, valorizando cada segmento da sua empresa e construindo significados, você pode ganhar muito além de um “lugarzinho”. 

Gestão e construção da marca

Um dos pilares do branding é construir uma marca, mas com um alto valor agregado, ou seja, com um significado para os seus consumidores e com um potencial de mudança.

E o que seria esse “potencial de mudança”?

Simples, uma marca não pode existir apenas por existir ou apenas por lucro. É importante que uma marca traga na sua essência um sentido humano, ou algo a mais para a nossa sociedade.

Vou dar um exemplo: a marca de absorventes Always, da empresa P&G, lançou em 2021 uma campanha incrível de combate à pobreza menstrual. A ideia levantou a hashtag #MeninaAjudaMenina e conscientizou várias mulheres sobre a importância de ajudar outras mulheres, principalmente as de baixa renda que não conseguem acesso à absorventes durante o período menstrual. 

Com essa ação, a marca Always agregou valores que vão muito além do valor no sentido de lucro. Ela conscientizou/conscientiza mulheres sobre a importância de pensar coletivamente e ajudar outras mulheres. Uma ação como essa, por exemplo, faz com que a marca seja lembrada e conhecida não apenas pelo seu produto, mas pelo seu incentivo e humanização.

Fica difícil esquecer uma marca quando ela é efetiva para o desenvolvimento, construção de valores e enriquecimento humano, não acha? É o que queremos que a sua empresa faça, independente do seu nicho de mercado. A seguir você vai conhecer algumas vantagens do branding. 

Quais são os benefícios de uma estratégia de branding?

1 – Aproxima a empresa e o público-alvo

A essência de um negócio é o público consumidor, leads e clientes. Uma estratégia de branding é o primeiro passo para efetivar a conexão entre “empresa” e “público-alvo”. Não basta apenas pensar o público-alvo se não estruturar meios de se chegar até ele. 

É evidente que o público-alvo de uma marca de absorventes, por exemplo, são mulheres em fase reprodutiva no geral, mas como chegar até elas e fazer com que escolham o seu produto?

O que queremos dizer é o seguinte: o público-alvo da sua empresa está por aí, em todos os cantos, na verdade. E, provavelmente, comprando na internet. 

Encontrar esse público-alvo pode parecer fácil, mas não é. Principalmente quando você trabalha com um produto muito abrangente, como é o caso dos absorventes. Existem muitas mulheres no mundo, todas diferentes seja economicamente, socialmente ou culturalmente falando. 

Com uma estratégia de branding, você consegue alcançar esse grupo facilmente e se alinhar com ele. Mas claro, faz parte de uma estratégia de branding “encontrar” esse público ideal e conhecê-lo.

Muitas empresas acreditam fornecer um excelente atendimento – para ser mais exata, 80% dos negócios acreditam nisso, porém, apenas 8% dos consumidores concordam com essa afirmação. 

E claro, as empresas que se alinham com o seu público-alvo conseguem alavancar admirações. E é indispensável, metodologicamente falando, incluir o estudo desse público e suas necessidades em uma estratégia de branding

2 – Estratégia de branding enriquece e orienta o crescimento

Crescer é necessário, mas de forma saudável. Com o branding o que não vai faltar é desenvolvimento e, em alguns casos, avanço rápido.

Afinal, ter uma marca é indispensável para isso. Faz parte do branding ter uma estratégia de crescimento, ou seja, definição de metas e elaboração de propósitos. Você só pode fortalecer a sua marca quando ela estiver pronta para dialogar com o público sobre valores e sentidos.

Portanto, uma das vantagens mais importantes do branding é a construção de uma estratégia de crescimento. Assim, você consegue acompanhar métricas, entender quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio e como ela se desenvolveu nos últimos meses como “marca”.

Na estratégia de crescimento, é abordado o estilo de linguagem usado na produção de conteúdo; qual tipo de material deve ser difundido; e quais são os objetivos: fidelização de clientes, conversão, vendas ou retenção.

3 – Direciona estratégias

Não basta apenas criar e planejar uma estratégia e não saber como começá-la.

Com o branding você encontra os pontos do eixo, ou seja, o “início, o meio e o fim” de um projeto. Assim, entendemos que uma estratégia de branding é indicada principalmente para o lançamento de infoprodutos, por exemplo. 

No lançamento digital, é ideal que, estrategicamente, exista um começo, ou seja, um enriquecimento e aquecimento de leads e clientes com o marketing de conteúdo, para, em seguida, atingir em cheio as dores desse público. Na etapa final do projeto, esperamos converter novas vendas. No exemplo do lançamento digital, o carrinho de compra tem um “tempo de vida”, então é possível controlar o seu término. 

Para produtos que não possuem uma periodicidade, o branding existe para direcionar estratégias publicitárias que envolvam o produto à marca. Ou seja, é através da comercialização e aprimoramento de produtos que se desenvolve a noção de “marca” no cliente. É o caso da Adidas e Riachuelo, por exemplo.  

4 – Constrói uma identidade visual única

Uma identidade visual criativa e única pode engajar o público duas vezes mais do que uma simples identidade “mal resolvida”.

Acontece que a especialidade do branding é na construção de uma identidade visual única; personalizada com a sua empresa; e que traga, em seus elementos, os valores e o propósito do seu negócio.

O erro de muitos negócios, e o que os fazem nunca se tornar uma marca, é a elaboração de uma visualidade desconexa, pouco importante para o seu nicho e bastante fria.

Com uma estratégia de branding, o seu negócio vai passar pelas mãos de um especialista preparado, portanto, não se preocupe, o seu negócio vai se destacar e gerar bastante conversões.

Este profissional que estamos falando é um especialista em marketing. Nós aqui da Karis trabalhamos especialmente com consultorias de marketing, confira o nosso material sobre o tema e entenda como iremos atuar dentro do seu negócio.

Como colocar no ar uma estratégia efetiva de branding 

1 – Planejamento e construção da marca

O primeiro passo é planejar a construção da marca:

  • analisar o mercado;
  • acompanhar a performance da concorrência;
  • estudar o posicionamento da empresa nas redes sociais;
  • conhecer os produtos;
  • e definir um cronograma para a produção de conteúdo.

Tudo isso, é fundamental existir primeiro como “teoria”. Somente com o planejamento conseguimos executar as próximas ações.

2 – Identidade visual marcante 

A identidade visual é o segundo passo mais importante.

E o que envolve essa construção?

  • confecção da logo;
  • os principais elementos que precisam aparecer na produção de conteúdo;
  • como essa identidade transmitirá os valores da empresa;
  • e uma combinação de cores estrategicamente voltada para os interesses de venda.

O ideal é que você encontre um designer profissional para te ajudar nessa jornada.

Já percebeu como algumas identidades são visualmente marcantes?

Algumas nem mesmo usam o “nome” da empresa, isso porque já são facilmente reconhecidas pelo consumidor. Essas marcas já são tão consolidadas que a sua logo se transformaram em símbolos, ou seja, conseguem “transmitir uma mensagem” apenas como elemento visual. É o caso da Shell, Mercado Livre e Apple, por exemplo. 

3 – Construção de valores 

Para construir uma marca é necessário trazer consigo valores e visões importantes, como já mencionamos no início do texto.

Essa união constrói a “cultura da empresa” e ajuda não apenas a alinhar o público-alvo como também os colaboradores. É por meio da construção e transmissão de valores que a sua empresa, estrategicamente, transfere ao consumidor uma personalidade e opinião.

Uma posição firme pode gerar autoridade e trazer ainda mais aprovação social. Por exemplo, muitos consumidores preferem comprar de empresas e marcas que se declaram a favor do consumo consciente. Muitas empresas se dizem, abertamente, preocupadas com o meio ambiente ou com a realização de teste em animais. Esses são apenas alguns exemplos, mas existem vários. 

Transpassar os valores é uma estratégia de branding para fazer com que a sua empresa consiga se destacar quando comparada às demais.

São ações que movem marcas, como no exemplo da Always, a difundir campanhas publicitárias que não sejam de venda direta.

4 – Análise do mercado 

Para fazer uma marca dar certo, é importante analisar a concorrência.

O que uma outra empresa faz para conseguir mais conversões precisa ser analisado e estudado pela sua.

O nosso lema é: não faça igual, faça melhor.

Uma estratégia efetiva considera essa análise como parte fundamental. É necessário elaborar relatórios; mapear a concorrência nas redes sociais; como elas se encontram no tráfego pago e orgânico; e como desenvolveram a sua identidade visual. 

Além da análise da concorrência, é importante conhecer o seu mercado-alvo. Neste caso, é estudado:

  • como anda a procura pelo o que a sua empresa vende no mercado digital ou físico;
  • se o seu setor está em alta ou não;
  • quais serão os principais desafios;
  • e o mapeamento das vantagens e o trabalho em cima delas. 

5 – Conteúdo

O conteúdo funciona como um transmissor da mensagem e ele ficará bem próximo dos leads e clientes.

Na estratégia de branding, o marketing de conteúdo precisa transpassar todos os tópicos anteriores, ou seja, a identidade visual, o propósito da empresa, os benefícios do produto e uma linguagem acessível ao público.

Esse conteúdo é vinculado às redes sociais da sua empresa, site e ao material audiovisual. Ele funciona em parceria com a sua estratégia e podemos dizer que é o resultado “lapidado do material bruto”, ou seja, do planejamento. 

6 – Tráfego pago 

Em alguns casos, a estratégia de branding precisa caminhar com o tráfego pago, ou seja, é incluído na estratégia o uso de campanhas pagas.

Esse passo dentro da estratégia corresponde a gestão de tráfego e precisa ser gerenciada por um profissional que entenda do assunto.

Para conseguir bons resultados, a sua empresa precisa aparecer nos buscadores, mas apenas aparecer também não é o suficiente. Ela precisa fornecer informações básicas e corretas, como:

  • horário de funcionamento;
  • um número de telefone;
  • disponibilidade;
  • vínculo com o Google Maps;
  • uma boa avaliação visível;
  • e descrição completa do produto ou serviço. 

7 – Tráfego orgânico 

Para uma estratégia fluir, é necessário que a sua empresa consiga se desenvolver de maneira orgânica, ou seja, que conquiste leads e clientes naturalmente.

Para isso, é necessário apostar na produção de conteúdo e alinhá-lo à jornada de compra e ao público-alvo.

Na estratégia de branding, o tráfego orgânico envolve o monitoramento das redes sociais, o desempenho do conteúdo dentro do site e o número de novos clientes que chegam através de materiais que não são anunciados por meio do Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, por exemplo.

8 – Estratégia de branding e as redes sociais 

O brasileiro fica em média mais de 3h conectado nas redes sociais, principalmente no Instagram. Se a estratégia é aumentar a visibilidade e popularidade da sua marca, as redes sociais são os espaços certos para isso.

Resumindo, para o marketing digital, as redes sociais representam o local onde todos estão conectados diariamente, é primordial e sem elas, o branding não acontece. É o que podemos dizer: nosso veículo de comunicação, aproximação e gerador de resultados. 

9 – Marketing de experiências 

Essa etapa condiz com a experiência que a sua empresa vai gerar, ou seja, como ela tocará no sensível do cliente ao ponto de se tornar inesquecível. É um passo importante para a estratégia de branding, afinal você só é lembrado se fizer coisas boas e proporcionar experiências inesquecíveis.

Nos últimos meses, jovens de 27, 28 e 29 anos compartilharam uma lembrança de infância envolvendo a marca Guaraná Antártica. No final dos anos 1990, a empresa lançou uma versão da bebida e trouxe contigo as “pokebolas”, da animação Pokemon. Cada embalagem vinha com um personagem do desenho animado. 

Já se passaram décadas e mesmo assim, muitos ainda se lembram dos “pokémons do Guaraná Antártica”. O que é isso se não for marketing de experiência, não é mesmo? O branding ajuda o seu produto a encontrar estratégias importantes para se tornar completo e inesquecível para os consumidores.

Seja através de brindes, cupons de desconto, promoções ou sorteios. A experiência do cliente precisa entrar como um dos pilares do branding e da sua empresa. 

Estratégia de branding que deram certo 

Muitas empresas são grandes hoje, mas o certo é que praticamente todas começaram pequenas. O que as fez crescer foi a vontade de transformar o céu no limite.

Você também pode sonhar e realizar esses planos de crescimento.

Separamos 5 exemplos de empresas que se tornaram grandes marcas. Confira. 

Case de sucesso de branding – Apple

A Apple foi fundada por Steve Jobs em 1976 e hoje é uma grande referência na comercialização de produtos eletrônicos, software e computadores. Comprar um aparelho da Apple hoje é comprar a “marca”. O valor que pagamos em um IOS hoje é duas vezes maior do que no início da sua comercialização.

Além de investir na produção de produtos que muitos não vivem sem (celulares e computadores), a Apple também é uma referência para muitas estratégias de branding, no que diz respeito ao planejamento de estratégias, construção de campanhas publicitárias e experiência do cliente. A marca é tão consolidada que não precisa se preocupar com a concorrência. Existe lugar para todos e o lugar da Apple. 

Case de sucesso de branding – Starbucks

Tomar um café pode ser simples, mas quando envolve comercialização e marketing, qual é a primeira marca que pensamos? Isso mesmo, Starbucks.

A empresa foi fundada em 1971 por Jerry Baldwin e representa uma das maiores redes do planeta, especialmente servindo cafés incríveis e deliciosos. Hoje não pagamos mais por um simples expresso, pagamos por um expresso da Starbucks, logo, pagamos pela marca. Ou pela simples vontade de ter um copo personalizado com o nosso nome.

Como estratégia de crescimento, a empresa apostou na elaboração de novas receitas e na comercialização do produto fora das lojas (hoje podemos comprar o pó da Starbucks em qualquer supermercado). A empresa construiu uma estratégia de marketing criativa e voltada para a experiência do cliente e a personalização, todo cliente é único para a marca e podemos ver isso com o nome nos copos. Agora entendemos porque ela cresceu tão rápido, não é?

Case de sucesso de branding – McDonald’s

A maior rede de fast food do planeta surgiu em meados dos anos 1950 pelas mãos dos norte-americanos Richard McDonald e Maurice McDonald.

Por ser uma das marcas mais antigas do planeta, a empresa teve várias fases e conheceu várias etapas do marketing. Porém, hoje com o marketing digital, a empresa reinventou a sua marca para continuar ganhando cada vez mais novos admiradores. 

Podemos identificar o McDonald’s facilmente através do seu elemento de cores, símbolo e a música inesquecível que aparece no final de todas propagandas. A empresa investe no marketing de experiência, na boa relação com o cliente e atendimento personalizado.

Como o McDonald’s está presente em vários lugares do mundo, a sua principal estratégia de marketing é conseguir e se encaixar na realidade sociocultural e econômica dos seus habitantes, além de incluir o “mc” no nome dos lanches. 

Case de sucesso de branding – Kinder

A Kinder é uma marca que pertence à empresa Ferrero e foi lançada em 1968, na cidade de Alba, na Itália. Hoje é mundialmente conhecida por ser um dos chocolates mais saborosos do mundo. Dificilmente você vai conhecer alguém que nunca experimentou Kinder Ovo, Kinder Chocolate e Kinder Bueno.

No público infantil,  Kinder Ovo é uma referência e consegue consolidar a sua marca através do marketing de experiência. Afinal, você compra um chocolate e ganha um brinquedo de montar. Qual criança não se envolve com isso?

No meio digital, Kinder investe na relação direta e afetiva com o público. A história de Kinder é uma página interativa para contar a sua história, o seu propósito e qualidades. A inovação de Kinder é justamente esse “brinde” que faz a marca se tornar inesquecível e imbatível. Inclusive, cada geração possui a sua “coleção” preferida dos brinquedos Kinder Ovo. 

Case de sucesso de branding – Adidas

A marca foi fundada pelo alemão Adolf Dassler em 1949. Sabe como a Adidas surgiu? Fabricando sapatilhas. Parece mentira, mas a marca que você conhece hoje já foi pequena antes. Hoje, pagar por um produto Adidas é pagar pela marca. A empresa é conhecida por produzir sapatos, roupas e bonés. É uma das maiores empresas fabricantes de material esportivo do mundo e renovou completamente com o marketing digital e com o uso das novas tecnologias.

E como Adidas trabalha o seu marketing? A empresa aposta com tudo na aprovação social, crescimento de autoridade e referência. A ideia é transpassar para o público consumidor a importância de se ter um produto Adidas caso queira se movimentar, praticar esportes e se sentir moderno.

Além do mais, o seu design é versátil e sofisticado. Comprar um tênis Adidas por exemplo, é bastante diferente de comprar qualquer outro, afinal, a marca já diz o que você vai ser com o produto dela.

Ficou entusiasmado/a para construir o branding da sua empresa e transformá-la em uma marca com potencial de crescimento e sucesso? Ento cone com a Karis. Nossa empresa é referência na construção de estratégias que dão certo. Você pode entrar em contato conosco clicando aqui

Gostou deste conteúdo? Então acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar por dentro de mais textos como este. Até breve.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email