5 estratégias para startups de tecnologia

Tela de computador mostrando um código binário, representando a importância da utilização de Marketing e Inteligência de Mercado por empresas de tecnologia para se destacar no mercado.

A inovação já está no sangue do mercado de Tecnologia da Informação, mas todos os dias novas startups surgem com ideias disruptivas e soluções inovadoras. Nesse cenário, se diferenciar no meio da multidão não é uma tarefa fácil.

Cada vez mais tem sido necessário explorar áreas distintas do mercado para se destacar dos concorrentes. Uma dessas áreas é o Marketing Digital, onde é possível implementar estratégias extremamente eficazes para alavancar os resultados da sua empresa.  

Se você tem uma empresa de tecnologia, você com certeza já percebeu que é necessário construir um ambiente dinâmico e acelerado, com uma capacidade extraordinária de se adaptar e responder rapidamente às mudanças do mercado e aumentar o faturamento. O Marketing Digital fornece as ferramentas e estratégias necessárias para alcançar isso.

No texto de hoje, eu trago para você 5 estratégias fundamentais para a sua empresa conseguir se destacar no mercado competitivo. Boa leitura!

1. Desenvolvimento de personas e segmentação de mercado

Essa “estratégia” é um passo fundamental para qualquer atividade na sua empresa, seja ela do Marketing e Inteligência de Mercado, Vendas, etc. A persona é a representação fictícia do seu cliente ideal com base em dados e comportamentos reais.

O desenvolvimento das personas da sua startup de tecnologia (você pode ter mais de uma) é a criação de perfis detalhados que representam as características comportamentais, demográficas e psicográficas do seu público-alvo.

Você pode até achar que conhece 100% o perfil do seu cliente, mas sem pesquisa e documentação detalhada, as estratégias de marketing não serão personalizadas corretamente conforme as dores, desejos e especificidades do seu público.

CURIOSIDADE:

Aqui na Karis, desenvolvemos personas com alto nível de qualificação para os nossos clientes. Nessas documentações, até o perfil comportamental do tomador de decisão é traçado.

Com as personas em mãos, você pode realizar uma pesquisa para segmentação de mercado. Isso permite que você direcione os seus esforços de maneira precisa, de acordo com os objetivos das estratégias de marketing. 

Aqui estão alguns benefícios da elaboração de personas e segmentação de mercado: 

Precisão nas campanhas de marketing

Ao entender quem são seus clientes ideais, você pode criar campanhas de marketing, orgânicas ou pagas, mais direcionadas e eficazes.

Melhor comunicação: 

Personas bem definidas ajudam a personalizar a comunicação, tornando o tom de voz da sua marca mais assertivo, coerente, relevante e atraente.

Maior retenção de clientes: 

Conhecendo melhor seu público, você pode desenvolver estratégias para melhorar a experiência do cliente e aumentar a fidelidade.

2. Criação de conteúdo cirúrgico e extremamente valioso para a sua persona

Notebook e uma teia de linhas, demonstrando a complexidade da criação de conteúdo cirúrgico por meio do Marketing e Inteligência de Mercado para a persona e como isso pode influenciar as startups de tecnologia
Criar conteúdo não é apenas fazer um design e publicar. Criar conteúdo cirúrgico para a sua persona envolve mostrar o que o seu cliente quer ver e falar o que ele quer ouvir.

O setor de Tecnologia da Informação não foi o único a ser afetado pelas transformações causadas pelo digital nas últimas décadas.

O avanço tecnológico desenvolveu características que proporcionam ao Marketing Digital estratégias e plataformas para a criação e distribuição de conteúdo relevante e consistente. 

Com esses recursos é possível atrair e engajar o público, delimitado anteriormente com a elaboração das personas da sua empresa, diretamente nos canais onde o seu cliente ideal está presente!

Esses conteúdos estratégicos podem:

  • aumentar da visibilidade da sua marca;
  • aumentar o engajamento do público;
  • aumentar a geração de oportunidades de negócios qualificadas.

3. SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)

O SEO é uma estratégia extremamente fundamental para ações de Marketing e Inteligência de Mercado.

Não subestime este recurso! Diversas empresas não dão a devida importância para o SEO e essa é a sua chance de se destacar e sair na frente. 

É ele que vai colocar o site da sua empresa nos primeiros resultados dos buscadores. Para alcançar a tão sonhada 1ª página do Google (3,5 bilhões de pesquisas são realizadas diariamente no Google), é preciso ter uma página nos parâmetros necessários.

Então, inclua na rotina da sua startup:

  • otimizar palavras-chave;
  • melhorar a estrutura do site;
  • criar backlinks de qualidade;
  • garantir uma boa experiência do usuário.

Benefícios das práticas de SEO para a sua empresa:

Aumento do tráfego orgânico

Melhores posições nos resultados de busca levam a um aumento significativo no tráfego do site.

Maior credibilidade

As pessoas que estão buscando geralmente acreditam que os sites que aparecem no topo das buscas são mais confiáveis.

Melhor retorno sobre o investimento (ROI)

As práticas de SEO oferecem um retorno contínuo ao longo do tempo. Diferentemente de campanhas pagas, que são pausadas quando o orçamento acaba, prejudicando a performance.

4. Marketing utilizando mídias sociais

As redes sociais também proporcionam ao Marketing Digital estratégias que podem ser utilizadas para atrair os seus clientes, promover a sua marca e engajar com o público de forma autêntica.

As estratégias que envolvem mídias sociais precisam ser tratadas com bastante atenção. 

Não se deixe influenciar por métricas de vaidade, como número de curtidas, seguidores, etc! O que importa, no final, é a como essas estratégias e conteúdos influenciam positivamente o fortalecimento da sua empresa e a geração de oportunidades de negócios qualificadas.

A melhor forma de utilizar as redes sociais para alcançar o objetivo da sua empresa de gerar mais vendas é investindo em anúncios pagos

5. Outbound e Inbound Marketing utilizando e-mails

As estratégias de Outbound e Inbound Marketing são extremamente eficazes quando o assunto é resultado em vendas. A associação dos dois, então… Sem comentários! É a melhor opção para a sua startup!

O Outbound consiste na prospecção ativa de clientes, permitindo a captação de potenciais clientes altamente qualificados a partir de listas de contato. Você pode utilizar o perfil de cliente ideal para extrair essas informações de bases online e abordar essas pessoas diretamente.

Já o Inbound se concentra em atrair leads por meio de conteúdo valioso e relevante. No caso desta estratégia em específico, estamos falando de e-mail, mas essa combinação pode ser aplicada a diversos canais. 

Monitoramento: uma parte essencial de toda estratégia

Emaranhado de linhas, demonstrando a importância de monitorar as estratégias de Marketing e Inteligência de Mercado para identificar quais são as melhores ações para otimizar as campanhas e gerar mais vendas.
Mesmo após toda a criação e planejamento estratégico, o trabalho continua com o monitoramento.

Costumamos falar na Karis que “não existe receita de bolo” para o crescimento sustentável. É preciso trabalhar e investir o seu tempo para que essas estratégias gerem o resultado esperado.

Além da elaboração do planejamento e execução das etapas, o monitoramento também é uma fase essencial para que você consiga fazer ajustes no meio do caminho caso seja necessário.

Acompanhe métricas como taxa de conversão, engajamento e ROI para garantir que suas estratégias estejam funcionando.

CASE DE SUCESSO:

Para você conseguir visualizar de forma mais clara a importância do monitoramento contínuo, trouxe aqui um case espetacular de um cliente da Karis. 

Essa empresa é uma startup do ramo imobiliário que possuia muita dificuldade com ineficiência dos anúncios no Google Ads devido a restrições quanto as diretrizes da plataforma. 

De setembro de 2023 a março de 2024 nossa equipe realizou mais de 1.920 otimizações, maximizando a eficácia das campanhas. Esse esforço todo gerou um resultado impressionante de 1.085 leads.

Ou seja, não basta apenas implementar. É preciso acompanhar de perto cada ação.

Chegou a hora de aplicar as estratégias!

Agora que já cumprimos a nossa tarefa de apresentar as estratégias de Marketing e Inteligência de Mercado, agora chegou a sua vez de tirar todas as anotações do papel e começar a pôr em prática.

E aqui vai uma dica bem clichê: não deixe para amanhã o que você pode começar hoje! Eu sei que é tentador deixar as coisas para depois, mas para ficar ainda mais fácil para você, vou deixar um checklist de coisas que você pode fazer ainda hoje para começar a transformação da sua startup:

  • Avalie as necessidades do seu negócio (duplicar o faturamento, talvez?)
  • Planeje as suas próximas ações (nada de fazer as coisas de última hora daqui pra frente, hein!)
  • Realize uma análise SWOT (escreva em um papel os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da sua startup)
  • Solicite feedback dos clientes

Quer alavancar o seu negócio e ter acesso a todos esses serviços listados? Entre em contato agora:

Esse conteúdo valeu a pena para você?

Compartilhe no botão abaixo e nos ajude a atingir mais empresários como você:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Preencha o formulário abaixo: